ENTRE O SERTÃO E O CERRADO: PARALELISMOS E DISPARIDADES

Autores

  • Ana Rosa Marques Universidade Estadual do Maranhão
  • Maria Lídia Bueno Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.41904

Palavras-chave:

Território, Territorialidades, Cultura Sertaneja, Cerrado, Sertão

Resumo

Este trabalho aborda aspectos do universo cultural das populações que habitam o sertão sul do estado do Maranhão, bem como sua relação com a natureza. Apresenta o sertanejo que realiza sua ligação com o mundo por meio da roça para subsistência, da extração de recursos naturais do cerrado e da criação de gado sua territorialidade impressa na paisagem por meio da cultura e da convivência com o ambiente. O sertanejo revela-se como inspiração para outro modelo de desenvolvimento, pautado no uso racional dos recursos. Aborda a autonomia desses povos que vivem há mais de um século nesta região.  Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Espera-se contribuir com o conhecimento e a valorização dessa cultura.

Biografia do Autor

Ana Rosa Marques, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1988), Especialização em Formação de Educadores Ambientais Unesp Botucatu-2000, Mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista / Bauru(2003) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Presidente Prudente (2012). Atualmente é professora Adjunta III da Universidade Estadual do Maranhão, analista ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovaveis-MA , atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, desenvolvimento sustentável, planejamento ambiental, ordenamento terrritorial, unidades de conservação, terrritorialidade e impactos ambientais.

Maria Lídia Bueno, Universidade de Brasília

Possui graduação e licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1987). Entre 1990 e 1996 cursou Etnologia e Psicologia Social na Ludwig-Maximilians-Universität de Munique na Alemanha, obtendo o certificado de (Magister Artium-M.A.). Doutorou-se em Geografia (2009) pela Universidade de São Paulo com o tema: "A prática educativa e o estudo do meio". Desde 2001 é fellow do Programa Lead Internacional, organização ligada ao desenvolvimento de lideranças na temática da sustentabilidade. Trabalha e pesquisa os temas: Geografia e Infância; Educação em contextos culturais específicos; Questões teórico-metodológicas referentes ao Ensino de Geografia nos anos iniciais da escolarização;Foi vinculada como pesquisadora ao Núcleo de Estudos em Cultura, Oralidade, Imagem e Memória do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM da Universidade de Brasília, atualmente é vinculada ao Centro UnB/Cerrado. É professora de Didática da Geografia na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - PPGE. Entre abril de 2011 e novembro de 2012 foi Coordenadora Operacional de Ensino de Graduação a Distância e Coordenadora Institucional do Programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade de Brasília, convênio da UnB com a CAPES/DED. Entre 2012 e 2014 coordenou o Programa de Extensão "Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos - Brasil, agraciado em 2013 com recursos do Programa de Extensão Universitária - PROEXT, fomentado pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Superior/SESu. De julho de 2013 a fevereiro de 2016 foi tutora do Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação na Faculdade de Educação da UnB - PET/Edu. Em 2016 realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense na temática "Geografia e infância: cultura e território em diálogo com a Teoria histórico cultural". É membro da Rede de Investigação Multidisciplinar sobre Protagonismo e Direitos Humanos das Infâncias. Foi Diretora Técnica de Graduação do Decanato de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2016-12-11

Como Citar

Marques, A. R., & Bueno, M. L. (2016). ENTRE O SERTÃO E O CERRADO: PARALELISMOS E DISPARIDADES. Espaço E Cultura, (40), 157–180. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.41904

Edição

Seção

ARTIGOS