ENTRE PALAVRAS E PEDRAS ARQUITETANDO MEMÓRIAS E REMODELANDO A PAISAGEM URBANA: ANÁLISE DAS POLÍTICAS PATRIMONIAIS DO MUNICIPÍO DE VIÇOSA (MG) ENTRE 1980 E 2010

Autores

  • Walkiria Maria de Freitas Martins Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF
  • Leonardo Civale Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.41899

Palavras-chave:

Patrimônio, Memória, Identidade, Paisagem Urbana, Cidadania

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise sobre o processo de transformação da paisagem urbana provocado pelas políticas patrimoniais que visam à preservação de alguns bens, alçados à condição de patrimônios da cidade. Para tanto, o artigo está divido em duas partes: na primeira, de caráter mais teórico, apresentamos uma análise do conceito de paisagem urbana e do papel das políticas patrimoniais nas transformações dessa paisagem. Na segunda parte, apresentamos dados empíricos relacionados, a uma pesquisa cujo objeto de estudo foi a política patrimonial desenvolvida na cidade de Viçosa (MG) na virada do século XX para o século XXI. O foco das investigações do estudo vem sendo os usos da memória e de narrativas memorialísticas ou históricas por determinados grupos da população, bem como, pelas autoridades constituídas, como normativas para as políticas públicas de conservação e preservação do patrimônio e, consequentemente, de requalificação da paisagem urbana. Do ponto de vista teórico, o que o estudo em questão evidenciou foi que, a despeito da atuação de especialistas em usos da memória ou em dinâmicas do espaço urbano, as política públicas de patrimônio interpretaram e trabalharam a chamada consciência histórica tendo por base o senso comum. Neste sentido, a experiência histórica de introdução de políticas públicas de patrimônio investigada na cidade de Viçosa, responde a uma concepção de tempo como ideia de progresso que, de maneira direta ou indireta, orientou as políticas públicas de conservação e preservação do patrimônio histórico e cultural e a construção de paisagens urbanas, no Brasil, durante todo o século XX.

Biografia do Autor

Walkiria Maria de Freitas Martins, Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF

Professora de História do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - MG. Cursa o Doutorado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, Rio de Janeiro - RJ. Mestre em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - MG (Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania (2016). Graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) pela UFV (2006/2007). Grupo de Estudos sobre Políticas de Patrimônio Cultural, ligado ao NUMEM. UNIRIO/RJ. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa Cidade, Memória e Patrimônio, do Departamento de Geografia da UFV-MG.

Leonardo Civale, Universidade Federal de Viçosa

ossui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Engenharia da Produção pela COPPE - UFRJ (1995), doutorado em História do Pensamento Geográfico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e pós-doutorado pelo Laboratório Território e Cidadania da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Professor Associado I do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa, ministrando disciplinas nas áreas de Geografia Política, História do Pensamento Geográfico, Geografia e Construção do Espaço e Teorias da Geografia. Coordenador do Laboratório Cidade, Memória e Patrimônio do Departamento de Geografia (UFV). Coordenador do Grupo de Pesquisa Narrativa de construção do patrimônio moderno material e imaterial em cidades mineiras. Professor e Coordenador do Mestrado Profissional em Patrimônio, Paisagens e cidadania (História - UFV), ministrando disciplinas nas áreas de Paisagens Culturais, Memória, Patrimônio e Cidadania. Professor do Programa de Mestrado em Geografia da UFV. Membro do Comitê Científico da Revista Patr Y Ter, Revista Latinoamericana de Geografia e Humanidades da UnB e Professor do Doutorado em Arquitetura e Urbanismo da UFV.

Downloads

Publicado

2016-12-11

Como Citar

de Freitas Martins, W. M., & Civale, L. (2016). ENTRE PALAVRAS E PEDRAS ARQUITETANDO MEMÓRIAS E REMODELANDO A PAISAGEM URBANA: ANÁLISE DAS POLÍTICAS PATRIMONIAIS DO MUNICIPÍO DE VIÇOSA (MG) ENTRE 1980 E 2010. Espaço E Cultura, (40), 49–76. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.41899

Edição

Seção

ARTIGOS