POR UMA HISTÓRIA CULTURAL DA CARTOGRAFIA

Autores

  • Christian Jacob Centre National de la Recherche Scientifique

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.31762

Palavras-chave:

história cultural da cartografia, mapas transparentes, mapas opacos,

Resumo

Teoria não é um objetivo em si, mas sim um meio de enriquecer a história da cartografia conforme se estimulam novas questões e objetivos e pesquisa. Neste artigo, introduzem-se os conceitos de “mapas transparentes” (portadores de uma imagem da realidade externa do mundo) e “mapas opacos”. A noção é abordada estruturalmente (padrões de representação gráfica, desenho, geometria, texto); por meio da sociologia do mapa (criadores de mapas, instituições, o público); e mediante a observação de mapas em seus contextos culturais e históricos (uma abordagem que levanta questões acerca das fronteiras definidoras da história da cartografia e que é provavelmente uma das mais estimulantes perspectivas hoje em dia, tal como encorajada particularmente por aqueles que contribuem para o projeto “History of Cartography”).  Finalmente, atenção especial é dedicada a três importantes tópicos para a pauta de pesquisa: os vínculos entre mapas e cultura; mapas enquanto uma linguagem de comunicação e enquanto instrumentos de poder; e os vínculos entre percepção, lógica e mnemônica.

Biografia do Autor

Christian Jacob, Centre National de la Recherche Scientifique

Diretor de pesquisa no Centre National de la Recherche Scientifique em Paris.

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Publicado

2016-06-13

Como Citar

Jacob, C. (2016). POR UMA HISTÓRIA CULTURAL DA CARTOGRAFIA. Espaço E Cultura, (39), 221–236. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.31762

Edição

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