ESPAÇO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: O LUGAR EM ERA UMA VEZ EU, VERÔNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.31757

Palavras-chave:

Espaço, Identidade, Memória, Lugar

Resumo

Este trabalho explora os conceitos de identidade e memória, com o objetivo de entender como o espaço urbano da cidade de Recife-PE, representado no filme pernambucano Era Uma Vez Eu, Verônica (Marcelo Gomes, 2012), se constrói como lócus da identidade e da memória dos indivíduos que vivenciam o lugar contextualizado na realidade da vida urbana contemporânea. Apresenta-se aqui uma análise do discurso fílmico baseada nas reflexões e discussões desenvolvidas por teóricos como Stuart Hall (2005) acerca das identidades pós-modernas; Joel Candau (2011) sobre a dialética entre identidade e memória e o narrar como fonte de preservação do tempo, em acordo com uma visão antropológica; Yi-Fu Tuan (1983) e Edward Relph (2012) e suas noções de lugar, e das experiências que transformam o espaço em lugar interferindo na identidade do sujeito contemporâneo.

Biografia do Autor

Maria Helena Braga Vaz da Costa, UFRN

Dra. Maria Helena Braga e Vaz da Costa, professora do Departamento de Artes - UFRN e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFRN; Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Possui Pós-doutorado em Cinema pelo International Institute - University of California at Los Angeles (UCLA) - USA; Doutorado e Mestrado em Estudos de Mídia pela University of Sussex - Inglaterra; Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Downloads

Publicado

2016-06-13

Como Citar

da Costa, M. H. B. V. (2016). ESPAÇO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: O LUGAR EM ERA UMA VEZ EU, VERÔNICA. Espaço E Cultura, (39), 103–116. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.31757

Edição

Seção

ARTIGOS