CARTOGRAFIA, ARTE E VISÕES DE MUNDO NA REPRODUÇÃO DO “MAPA INVERTIDO DA AMÉRICA DO SUL”

Autores

  • Carla Sales Monteiro UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.31756

Palavras-chave:

mapa, arte, visões de mundo, América do Sul

Resumo

O “Mapa Invertido da América do Sul” é um reconhecido exemplo do que chamamos de mapa artísticos. Primeiro, por ser um mapa que não foi feito pelos cânones da ciência cartográfica, mas pelas mãos de um artista uruguaio, chamado Torres-García, em 1943. Segundo, porque sua apropriação cartográfica compõem o famoso redirecionamento da ponta da América do Sul para o topo da imagem. Terceiro, por ser bastante reproduzido em diversos contextos até os dias atuais. Instigado por essas características da obra, o presente texto tem por objetivo compreender os diversos contextos que reproduzem esse mapa e contribuem com a permanência de sua expressividade artística e discursiva. Para tanto, é necessário discutir as diversas visões de mundo que podem ser expressas em um mapa artístico que inverte a orientação convencional da América do Sul, o que será feito através das relações entre cartografia, arte e geografia.

Biografia do Autor

Carla Sales Monteiro, UFF

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (PosGeo – UFF). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEO – UERJ) e bacharelada e licenciada em Geografia pela mesma instituição. É professora contratada do Departamento de Geografia Humana, no Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IGEOG – UERJ).

Downloads

Publicado

2016-06-13

Como Citar

Monteiro, C. S. (2016). CARTOGRAFIA, ARTE E VISÕES DE MUNDO NA REPRODUÇÃO DO “MAPA INVERTIDO DA AMÉRICA DO SUL”. Espaço E Cultura, (39), 157–178. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.31756

Edição

Seção

ARTIGOS