DIÁLOGOS ENTRE CARTOGRAFIA E ARTE: DESCONSTRUÇÕES CARTOGRÁFICAS NA OBRA DE JORGE MACCHI

Autores

  • Gutemberg Soares Barbosa UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.31755

Palavras-chave:

Cartografia, Arte Contemporânea, Jorge Macchi, Mapas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo reforçar a possibilidade de diálogo entre cartografia e arte contemporânea. Pensando nos mapas artísticos como objetos que ampliam a percepção espacial e superam as visões materiais e objetivas do espaço, busca-se compreender como esses mapas transmitem aspectos intangíveis da relação humana com o espaço geográfico. A partir da análise de obras selecionadas do artista plástico argentino Jorge Macchi pretende-se uma reflexão teórico-metodológica sobre a aproximação entre o conhecimento geográfico e os mapas produzidos pela perspectiva das artes plásticas, contribuindo assim para discussões no campo da geografia cultural.

Biografia do Autor

Gutemberg Soares Barbosa, UERJ

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009) e pós-graduação em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Coppe/UFRJ (2014). Atualmente é aluno de graduação no curso de Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e assistente do Núcleo de Estudos Internacionais Brasil-Argentina do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UERJ. Possui experiência profissional nas áreas de Geotecnologias, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, Meio Ambiente, Mineração e ênfase acadêmica em Geopolítica, Geografia Política e Geografia Cultural.

Downloads

Publicado

2016-06-13

Como Citar

Barbosa, G. S. (2016). DIÁLOGOS ENTRE CARTOGRAFIA E ARTE: DESCONSTRUÇÕES CARTOGRÁFICAS NA OBRA DE JORGE MACCHI. Espaço E Cultura, (39), 139–156. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.31755

Edição

Seção

ARTIGOS