SOFÁ NA PRAÇA: O ESPAÇO COMO ENCONTRO NO CINEMA DE JOÃO SALAVIZA

Autores

  • Wenceslao Machado de Olivera Junior UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.31752

Palavras-chave:

cinema, geografias menores, encontro, João Salaviza, Doreen Massey

Resumo

A partir da perspectiva de cinema como encontro do cineasta português João Salaviza, ensaiou-se aproximações entre esse estilo de fazer cinema e filmes com o pensamento da geógrafa Doreen Massey, apontando “novos possíveis” modos de lidar com a relação entre imagens e geografia, enquanto propõe-se pistas para responder às perguntas: que teria esse estilo de fazer cinema a nos dizer acerca de outras relações possíveis entre as imagens e a geografia? Haveria nesse estilo de fazer cinema potências de criação das imagens que atuariam como “geografias menores” capazes de provocar pequenas rasuras no pensamento geográfico em geral ou nas relações que este estabelece com as imagens, sobretudo quando estas últimas são significadas apenas como representação espacial?

Biografia do Autor

Wenceslao Machado de Olivera Junior, UNICAMP

Graduado em Geografia (UFJF), Mestre e Doutor em Educação (UNICAMP). Professor no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO, ambos da Faculdade de Educação/Unicamp.

Downloads

Publicado

2016-06-13

Como Citar

de Olivera Junior, W. M. (2016). SOFÁ NA PRAÇA: O ESPAÇO COMO ENCONTRO NO CINEMA DE JOÃO SALAVIZA. Espaço E Cultura, (39), 81–102. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.31752

Edição

Seção

ARTIGOS