RELIGIÃO, GÊNERO E TERRITÓRIO: DISCURSOS MIDIÁTICOS DA PARADA GAY DE SÃO PAULO

Authors

  • Nilton Abranches Junior Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Arthur Marques de Almeida Neto Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2015.29076

Keywords:

Religião, Gênero, Corpomídia, Meme, Território

Abstract

A Parada Gay de São Paulo se caracteriza como sendo um espaço de atividade política GLBT brasileira, reunindo participantes de todas as partes do país, gerando visibilidade mediática com repercussão mundial. O presente trabalho tem como objetivo discutir a performance da atriz transexual Viviany Beleboni durante a edição do evento de 28 de junho de 2015 e a sua conseqüente reverberação no espaço mediático. Fundamenta essa discussão a teoria Corpomídia de Katz e Greiner (2005) e a teoria do Meme de Dawkins (2001), para relacionar a ressonância de informações e sua percepção pelo corpo. A relação das duas teorias aponta para um aspecto político: a transformação da informação EM corpo, desde quando ele é entendido como mídia e discurso. Percebe-se que o corpomídia transexual é um discurso imagético de resistência contra ações hegemônicas de caráter homofóbico, respaldadas pela ausência de legislação específica que normatizem esses atos de violências enquanto crime.

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Author Biographies

Nilton Abranches Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto/ DGH - IGEOG – UERJ. niltonabranches07@yahoo.com.br

Arthur Marques de Almeida Neto, Universidade Federal da Paraíba

Professor Assistente/ DAC - CCTA - UFPB Doutorando em Comunicação e Semiótica/ PUC-SP. arthur_marques@yahoo.com.br

Published

2015-12-06

How to Cite

ABRANCHES JUNIOR, Nilton; ALMEIDA NETO, Arthur Marques de. RELIGIÃO, GÊNERO E TERRITÓRIO: DISCURSOS MIDIÁTICOS DA PARADA GAY DE SÃO PAULO. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 38, p. 205–224, 2015. DOI: 10.12957/espacoecultura.2015.29076. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/29076. Acesso em: 3 jul. 2025.

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