CASAMENTO HOMOSSEXUAL: LEGALIZAÇÃO E RITUAL

Autores

  • Raquel Lage Tuma Universidade Federal de Goiás
  • Carlos Eduardo Santos Maia Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2015.29074

Palavras-chave:

Casamento Homossexual, Legalização União Civil, Ritual, Tradição

Resumo

Pretende-se neste trabalho apresentar uma síntese de como foi a institucionalização do matrimônio, bem como o processo da legalização do casamento entre homossexuais, no Brasil e mundo e, ainda, alguns movimentos em oposição a esta reivindicação. Também se tem como objetivo analisar como os casamentos homossexuais respaldam-se nos casamentos heterossexuais no que tange ao ritual. Como procedimento metodológico utiliza-se de estudo exploratório por meio da pesquisa bibliográfica e documental concernente aos temas de ritual e tradição, institucionalização do casamento e, especificamente da legislação relacionada à união estável.

Biografia do Autor

Raquel Lage Tuma, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Turismo pela Universidade Católica Dom Bosco (1999), mestrado em Turismo: Planejamento e Gestão Ambiental e Cultural pelo Centro Universitário Ibero Americano (2002) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2016).

Carlos Eduardo Santos Maia, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor associado no DEGEO/UFJF, pesquisador do NuGea e atua como colaborador no Programa de PósGraduação em Geografia do IESA/UFG. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: tradições, rituais e festas populares. Bolsista CAPES de Pós doutorado no ENEC/Sorbonne/Paris IV (2015).

Downloads

Publicado

2015-12-06

Como Citar

Tuma, R. L., & Maia, C. E. S. (2015). CASAMENTO HOMOSSEXUAL: LEGALIZAÇÃO E RITUAL. Espaço E Cultura, (38), 159–180. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2015.29074

Edição

Seção

ARTIGOS