ESPAÇO, ONGs LGBT E CIDADANIA NO SUL DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2015.29070

Palavras-chave:

Espaço, Organizações Não Governamentais LGBT, Cidadania

Resumo

Resumo: Problematizamos a relação entre espaço e cidadania, segundo a ação de Ongs LGBT do Sul do Brasil. Nosso material empírico refere-se ao resultado da realização de dez entrevistas semi-estruturadas com Ongs que tem seus trabalhos voltados a construção de uma cidadania LGBT brasileira, para grupos que como problematizado por Butler (2008), vivem posições invisíveis e inabitáveis da vida social. O que as respostas de campo evidenciam diz respeito ao fato de que estas ações orientam-se à uma multiplicidade coexistente de escalas espaciais de atuação, tanto na relação com os grupos sociais, quanto na sua relação com o Estado. Assim, a cidadania na prática real pode ir para além do que é estabelecido pelo Estado enquanto direito social, civil e político, fazendo com que corpos abjetos tornem-se sujeitos.

Biografia do Autor

Márcio José Ornat, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Geografia pelo Programa de PósGraduação em Geografia (UFRJ - 2011); Mestre em Gestão do Território pelo Programa de PósGraduação em Geografia (UEPG - 2008); Licenciado e Bacharel em Geografia (UEPG - 2005); É professor Adjunto B, no Departamento de Geociências, da Universidade Estadual de Ponta Grossa; É membro da equipe técnica responsável pelo site do Grupo de Esturos Territoriais (http://www.gete.net.br); Desde o ano de 2011 é um dos coordenadores do Grupo de Estudos Territoriais (GETE) e pesquisador do Grupo Espacialidades, Territorialidades e Identidades plurais - UNICENTRO; Compõe: a equipe de coordenação da Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidades Ibero Latinoamericana; a mesa editorial da Revista Latinoamericana de Geografia e Gênero. Desenvolve pesquisas que problematizam as imbricações entre espacialidades, gênero e sexualidades.

Joseli Maria Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-doutorado em Geografia e Gênero na Universidade Complutense de Madrid (2008- Bolsista CAPES). Pós-Doutorado em Geografia e Sexualidades na University of Brighton (2015- Bolsista CAPES). É docente do Ensino Superior desde 1990. Atualmente é professora Associada, nível B da Universidade Estadual de Ponta Grossa, docente dos cursos de Graduação em Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UEPG (Mestrado e Doutorado). Editora chefe da Revista Latino-americana de Geografia e Gênero desde 2010. Desde 2003 coordena o Grupo de Estudos Territoriais e com trabalhos extensionistas participa da ONG Renascer direitos humanos LGBT desde 2006, bem como é Consultora representante do Brasil no Projeto Transrespect versus Transphobia da Transgender Europe com Sede em Berlim. É representante do Brasil na União Geográfica Internacional - Seção Gênero desde 2011 e é membro da Comissão de Coordenação da Rede Ibero-Latinoamericana de Geografia Gênero desde 2010.

Alcides Baptista Chimin Junior, UNICENTRO

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Mestrado no curso de Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Integrante do Grupo de Estudos Territoriais (GETE). Compõe a Mesa Editorial da Revista Latino Americana de Geografia e Gênero (http://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg) e na Revista Sociedade e Território (http://www.cchla.ufrn.br/revset/index.php/revs et/issue/current). Atuou no projeto Adolescentes Egressos do Sistema da Universidade Sem Fronteiras. Foi Diretor do Departamento de Planejamento e Orçamento da Prefeitura Municipal de Palmeira-PR. Foi professor colaborador do DEGEO na UEPG, UaB e Prolicen. Concursado como professor efetivo da UNICENTRO no campus de Irati desde abril de 2012.

Downloads

Publicado

2015-12-06

Como Citar

Ornat, M. J., Silva, J. M., & Chimin Junior, A. B. (2015). ESPAÇO, ONGs LGBT E CIDADANIA NO SUL DO BRASIL. Espaço E Cultura, (38), 35–64. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2015.29070

Edição

Seção

ARTIGOS