ESTUDOS DE GÊNERO NA GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE FEMINISTA DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO

Autores

  • Maíra Lopes Reis Universidade Federal do Recôncavo Bahiano

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2015.29067

Palavras-chave:

Geografia, gênero, espaço, geográfico.

Resumo

Resumo: O presente texto se trata de um estudo teórico, com iniciativa de associar a análise do espaço geográfico e gênero enquanto categoria analítica, tendo em vista, que os referenciais que abordam esses temas vêm crescendo, tornando mais rico o debate dessa nova maneira de estudar as manifestações geográficas.  Discute-se o conceito de gênero, a partir da construção histórica da opressão feminina dentro do contexto da sociedade de classe, e no processo de organização do espaço geográfico. Como forma de unir a categoria de gênero ao conceito de espaço, aborda-se as relações de gênero como agentes estruturantes na construção do espaço, e a Geografia enquanto uma ciência que deve ampliar suas reflexões sobre estas relações, entendendo-as como parte das práticas espaciais que permite desvendar a base da organização geográfica das sociedades e a estrutura de poder entre os gêneros.

Palavras-chave: Geografia; gênero, espaço; geográfico.

Biografia do Autor

Maíra Lopes Reis, Universidade Federal do Recôncavo Bahiano

Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Downloads

Publicado

2015-12-06

Como Citar

Reis, M. L. (2015). ESTUDOS DE GÊNERO NA GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE FEMINISTA DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO. Espaço E Cultura, (38), 11–34. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2015.29067

Edição

Seção

ARTIGOS