HISTÓRIA DE NEGROS, MEMÓRIA DE MULHERES: NARRATIVAS SOBRE O ESPAÇO URBANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.22025

Palavras-chave:

memória e espaço, participação e gênero, Rio Claro - SP

Resumo

Na  pesquisa realizada sobre a cultura negra em  Rio Claro-SP,  foi possível identificar que seus conteúdos materiais e simbólicos se representam no espaço urbano evocando territorialidades e reforçando formas de pertencimento grupal. Os lugares de memória (NORA;1993) permitem uma abordagem material (simbólica e funcional), revividos pela comunidade através de festas e rituais. Com a coleta de depoimentos, registros fotográficos e pesquisa documental,  observou-se que muitos saberes e práticas dessa população se mantiveram  ao longo do tempo,  possibilitando  resistir ao processo de segregação social ao qual foram submetidos desde os tempos do cativeiro.  Através da congada, umbigada de São Benedito, carnaval, umbanda, candomblé e hip hop, eles têm marcado lugares de memória da cultura negra buscando a valoração de seu patrimônio  cultural. As mulheres desempenham papel fundamental na organização desses grupos negros, assumindo a centralidade não apenas no ambiente doméstico ou na rede de parentesco, mas também nas ações de políticas públicas municipais. Na representatividade dessa população perante a sociedade local, elas têm se destacado como portadoras da memória grupal -  griôs, mães de santo - e como lideranças  de entidades como o  Conselho da Comunidade Negra de Rio Claro (CONERC) e Assessoria de Integração Racial,  reforçando a participação da comunidade no cenário municipal.

Biografia do Autor

Bernadete Aparecida Caprioglio de Castro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de Rio Claro.

Professora de Antropologia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de Rio Claro. Graduada em Ciências Sociais, concluiu mestrado (1991) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1998). Possui também graduação em Licenciatura em História - Faculdades Associadas do Ipiranga (1987). Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UNESP/IGCE-Rio Claro e pesquisadora da Cátedra UNESCO-UNESP de Educação no Campo e Desenvolvimento Territorial/UNESP/IPPRI. Desenvolve pesquisa e orientação acadêmica dentro da temática Patrimonio Cultural, Memória e Território abordando: campesinato e território; patrimônio cultural e políticas públicas; territórios étnicos;dinâmicas territoriais e processos culturais. Coordenadora do LAPAT- Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa sobre Patrimônio, Memória e Território/DEPLAN/IGCE-UNESP-Rio Claro-SP. Lider do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Memória e Território/CNPq.

Downloads

Como Citar

Castro, B. A. C. de. (2015). HISTÓRIA DE NEGROS, MEMÓRIA DE MULHERES: NARRATIVAS SOBRE O ESPAÇO URBANO. Espaço E Cultura, (36), 203–216. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.22025

Edição

Seção

ARTIGOS