LOS CONTEXTOS DE LAS IMÁGENES: UN ITINERARIO METODOLÓGICO PARA LA INDAGACIÓN DE LO VISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.18934

Palavras-chave:

registros visuais, contexto, metodologia, discursos ambientais

Resumo

As imagens falam em relação com outras imagens, com as palavras que foram escolhidas para acompanhá-las e com o suporte material onde elas são apresentadas. Os sentidos de todos os registros visuais são construídos no seu contexto. Mas a aproximação da geografia ao visual tem excluído o contexto ou tem feito uma analise marginal como se este fosse uma informação secundária. Propomos como trilha metodológica a análise de três dimensões do contexto dos registros visuais: o suporte físico, o entorno lingüístico e a composição. Discutiremos esta proposta metodológica com as imagens disponibilizadas na difusão dos discursos ambientais na Argentina. Nossa tese é que os registros visuais tornam-se imagens ambientais num contexto definido pelas três dimensões analíticas propostas.

Biografia do Autor

Veronica Hollman, CONICET Universidade de Buenos Aires

Doutora em Ciências Sociais (FLACSO-Buenos Aires). Master of Arts in Human Geography (University of British Columbia-Canadá).  Graduada em Geografia (Universidad Nacional del Comahue).  Atualmente é Pesquisadora Adjunta do CONICET na Universidade de Buenos Aires e professora na Universidad del Centro de la Provincia de Buenos Aires.  Seu objeto de pesquisa é a relação entre cultura visual e geografia.  Atua como professora no ensino secundário (na rede particular e públcia de ensino) e na escola de capacitação de professores na cidade de Buenos Aires.

Downloads

Como Citar

Hollman, V. (2015). LOS CONTEXTOS DE LAS IMÁGENES: UN ITINERARIO METODOLÓGICO PARA LA INDAGACIÓN DE LO VISUAL. Espaço E Cultura, (36), 61–84. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.18934

Edição

Seção

ARTIGOS