ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS (ELP): UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL DE APROPRIAÇÕES E IDENTIDADES

Autores

  • Lucia Capanema Alvares Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.18932

Palavras-chave:

espaços livres públicos, políticas públicas, apropriações populares, identidades urbanas

Resumo

Este ensaio procura analisar sob a lógica das apropriações dos espaços livres públicos (ELP), como os cidadãos conformam a cidade e como esta última conforma as desigualdades de lugares, possibilidades e comportamentos. Toma-se por base um modelo com quatro dimensões não exaustivas e suas relações com três aspectos externos, sendo as dimensões: socioambiental, sociocultural, socioeconômica e político-administrativa; e os aspectos externos: o capital global e as grandes corporações; as interescalaridades; e o turismo. A adoção de uma perspectiva crítica requer ainda a contextualização das práticas políticas para e no espaço público urbano sob a ótica do capital e do trabalho em suas diversas frações. Procura enfim detalhar aspectos da sociabilidade e da esfera pública, bem como os simbólicos e identitários presentes nos ELP, comparando-os às políticas públicas incidentes. Traz como exemplo uma comparação entre o Centro do Rio de Janeiro e o bairro de São Cristóvão.Palavras-chave: espaços livres públicos, políticas públicas, apropriações populares, identidades urbanas.

Biografia do Autor

Lucia Capanema Alvares, Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em City And Regional Planning - Memphis State University (1992), doutorado em Regional Planning - University Of Illinois At Urbana Champaign (1999) e pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, IPPUR-UFRJ (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planejamento Multidisciplinar e em Métodos e Técnicas de Análise e Avaliação Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento comunitário, revitalização urbana, movimentos sociais e conflitos urbanos, teoria do planejamento, desenvolvimento sustentado, paisagem e planejamento do turismo.

Downloads

Como Citar

Alvares, L. C. (2015). ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS (ELP): UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL DE APROPRIAÇÕES E IDENTIDADES. Espaço E Cultura, (36), 179–202. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.18932

Edição

Seção

ARTIGOS