COLEÇÃO DE IMAGENS: A CRÍTICA DA INVENÇÃO DA PAISAGEM NO ROMANCE DE LIMA BARRETO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.18931

Palavras-chave:

Paisagem, Lima Barreto, Romance

Resumo

O trabalho discute a apropriação estético-política da natureza, pela Literatura Brasileira, em dois momentos: o século XIX e o Romantismo; as primeiras décadas do século XX, com estudo das obras de Lima Barreto (1881-1922). A Literatura realiza um processo de invenção da paisagem, na reunião tensa de imagens oriundas da iconografia de viajantes, de motivos edênicos, da mescla entre arte e ciência tipicamente romântica, do pitoresco como estratégia. Reunião de elementos extraídos de contextos diversos, como uma coleção, mas organizados em narrativas que dialogam com recursos de romances-folhetins. A elaboração das imagens de paisagem por Lima Barreto, permite um duplo e simultâneo movimento: retira do visível seu aspecto natural e realiza um aprofundamento do sujeito, para além da subjetividade (numa religação com a  memória que resgata mitos); produz uma interessante reflexão acerca da tradição cultural e literária na construção da paisagem, como elemento significativo da identidade cultural brasileira.

Biografia do Autor

Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo, Graduação em Licenciatura Plena Português Inglês. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Concluiu o doutorado em Letras (Teoria Literária) em 1998, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós- Doutorado na USP, de 08/2012 a 07/2013, com a supervisão da Profa.Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos. Professora Associada do Instituto de Letras (Teoria Literária) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro da diretoria da Anpoll, no biênio 2010-2012. Integra o Grupo de Pesquisa CNPq ?Estudos de Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa? coordenado pelas Professoras Ida Alves (UFF) e Márcia Manir (UFMA). Integra, ainda , o Gr.Pesq Arte, Cultura e Poder coordenado pela professora Myrian Sepúlveda, do PPCIS-Uerj. Lidera o Grupo de Pesquisa CNPq Lima Barreto e vida literária: crítica e cultura brasileira nas primeiras décadas do século XX. Coordena também o LABELLE- Laboratório de estudos de literatura e cultura da Belle Époque - sediado no Departamento de Literatura Brasileira e Teoria Literária do Instituto de Letras, Uerj. Atua na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Brasileira, principalmente com pesquisas sobre a vida literária e cultural das primeiras décadas do século XX. Tem livros organizados e coorganizados, capítulos de livros, diversos artigos publicados em periódicos especializados e trabalhos em anais de congressos . Os termos mais frequentes na contextualização de sua produção científica são: Lima Barreto, romance, memória, paisagem e literatura brasileira das primeiras décadas do século XX.

Downloads

Como Citar

Figueiredo, C. L. N. de. (2015). COLEÇÃO DE IMAGENS: A CRÍTICA DA INVENÇÃO DA PAISAGEM NO ROMANCE DE LIMA BARRETO. Espaço E Cultura, (36), 155–178. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.18931

Edição

Seção

ARTIGOS