HISTÓRIA NATURAL, HISTÓRIA DA NATUREZA E HISTÓRIA AMBIENTAL: TRÊS HISTÓRIAS SOBRE UMA GRANDE IDEIA

Autores

Palavras-chave:

História Natural, História da Natureza, História Ambiental

Resumo

Este artigo foca na discussão sobre três ramos do conhecimento, a História Natural, a História da Natureza e a História Ambiental, e tem como objetivo principal guiar-nos na elaboração de nossos trabalhos cotidianos em que tais definições aparecem. Para melhor atingirmos tais objetivos, nosso trabalho se constituirá de três partes fundamentais: a princípio, refletiremos sobre a ideia de natureza; depois, tentaremos definir e esclarecer sobre os limites entre a História Natural e a História da Natureza; na terceira parte, discutiremos sobre História Ambiental e como esta se utiliza dos dois ramos anteriores. A título de conclusão, realizaremos ainda uma discussão sobre as raízes metodológicas que marcam, caracterizam e diferenciam estas três diferentes histórias no que concerne a sua relação com a geografia.

Biografia do Autor

Inês de Freitas Aguiar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Possui graduação - Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), mestrado - Dea Diplôme D'etudes Approfondies em Geografia pela Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1993), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Geografia - Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1996). Atualmente é professora associada do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalha na área da Geografia Humana, com ênfase em História do Pensamento Geográfico, atuando principalmente nos seguintes temas: história ambiental, natureza e cultura, história da natureza, geografia e meio ambiente, paisagem e memória.

Downloads

Como Citar

Aguiar, I. de F. (2015). HISTÓRIA NATURAL, HISTÓRIA DA NATUREZA E HISTÓRIA AMBIENTAL: TRÊS HISTÓRIAS SOBRE UMA GRANDE IDEIA. Espaço E Cultura, (35), 153–176. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/18911

Edição

Seção

ARTIGOS