A PAISAGEM DE PEREGRINOS A PÉ: O HORIZONTE É LOGO ALI

Autores

  • José Arilson Xavier de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ Brasil.

Palavras-chave:

Paisagem, Religião, Peregrinação a pé, Geografia

Resumo

Este artigo visa discutir sobre os significados da paisagem de peregrinos a pé quando no ato da caminhada. Sobre os estudos das peregrinações a pé e suas relações com a geografia compreende-se espacialidades interpretáveis à luz das noções e significados manifestos a partir da paisagem e horizonte, enquanto campos visuais que comportam o invisual. Relacionado expressamente com a paisagem geográfica, entendido como parte desta, o horizonte é intrigante àqueles que o tentam refletir, sugerindo uma variedade de abordagens.

Biografia do Autor

José Arilson Xavier de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ Brasil.

Doutorando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/Sobral-CE). Tem experiência docente em nível superior de Geografia, quando atuou como professor substituto pela UFT (Campus de Porto Nacional - 2011) e UVA (Sobral-CE - 2012), e em nível médio, quando atuou pela rede estadual de ensino do Ceará. Desenvolve atualmente estudos nas áreas de Geografia Cultural e Geografia da Religião, registrando, ainda, publicações nas áreas de Ensino de Geografia e Geografia do Turismo.

Downloads

Como Citar

Souza, J. A. X. de. (2015). A PAISAGEM DE PEREGRINOS A PÉ: O HORIZONTE É LOGO ALI. Espaço E Cultura, (35), 107–124. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/18908

Edição

Seção

ARTIGOS