A IGREJA CATÓLICA E A DIFUSÃO DA FÉ NA HIPERMODERNIDADE: O EXEMPLO DO MASS MEDIA E AS ONLINE COMMUNITIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.18907

Palavras-chave:

Mass Media e Online Communities, Igreja Católica, Geografia e Religião, Canção Nova, Difusão

Resumo

O presente artigo, inserido nos estudos da geografia cultural pós-80, onde os aspectos simbólicos e os bens imateriais também são analisados, tem por objetivo apresentar uma discussão a partir das relações entre geografia e religião. A ótica do sagrado a ser analisada, procura tomar por base as estratégias de difusão da fé, realizadas pela Igreja Católica Apostólica Romana em seus diferentes movimentos eclesiais, em especial a Renovação Carismática Católica – RCC, para continuar mantendo seu poderio frente ao crescimento de outras doutrinas religiosas, assim como, o crescente processo na sociedade contemporânea da hipermodernidade.

Biografia do Autor

Jefferson Rodrigues de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia UERJ - CAPES 5. É mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia UERJ - CAPES 5. Graduado em Geografia, licenciatura e bacharelado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Tendo experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Cultural, Geografia da Religião e áreas afins como Geografia Urbana. Sua trajetória científica atrela-se a dimensão cultural e do fenômeno religioso no espaço. Integra o Programa de Extensão em Estudos Avançados em Geografia, Religião e Cultura - PEAGERC e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura NEPEC, como professor colaborador e pesquisador desde 2010, desenvolvendo estudos e pesquisas relacionados à dimensão espacial da religião na geografia. Vem desenvolvendo pesquisas a partir do estudo de um movimento renovador na Igreja Católica Apostólica Romana denominado Renovação Carismática Católica e seus desdobramentos - comunidades de vida e aliança (Canção Nova/Shalom), difusão espacial da fé pelos meios de comunicação (Online Communities, Mass Media) e; peregrinos como agentes modeladores do espaço e suas práticas.

Downloads

Como Citar

Oliveira, J. R. de. (2015). A IGREJA CATÓLICA E A DIFUSÃO DA FÉ NA HIPERMODERNIDADE: O EXEMPLO DO MASS MEDIA E AS ONLINE COMMUNITIES. Espaço E Cultura, (35), 89–106. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2014.18907

Edição

Seção

ARTIGOS