L’APPROCHE ‘QUEER’ EN GÉOGRAPHIE CULTURELLE : NOUVELLES PERSPECTIVES ÉPISTMOLOGIQUES

Autores

  • Paul Claval Université Paris IV-Sorbonne.

Palavras-chave:

geografia cultural, teorias queer, corpo, gênero

Resumo

O artigo explora como algumas orientações teóricas possibilitadas pela virada cultural na geografia questionaram a primazia do olhar e permitiram novos caminhos de análise em relação a outros sentidos e ao corpo. Para isso, artigo pretende clarificar as especificidades das abordagens da geografia cultural. Em primeiro lugar, é discutida a relação entre causalidade e geografia no pensamento moderno. Em seguida, ele explora os debates científicos sobre sexualidade, gênero e corporeidade. O texto explora ainda a variedade de abordagens que a geografia cultural vêm oferencendo nos estudos sobre corpo e gênero, propondo, ao final, uma análise crítica das abordagens contemporâneas.

Biografia do Autor

Paul Claval, Université Paris IV-Sorbonne.

Claval é professor na Universidade de Paris-Sorbonne. Suas obras têm sido referência mundial no estudo da geografia e, particularmente no Brasil, contribuído para a discussão de cultura e a disseminação da compreensão das mais diversas formas de manifestações – festejos, como por exemplo o do boi-bumbá, povos indígenas, ribeirinhos, seringueiros etc. – de modo a permitir uma discussão das problemáticas locais em um período de globalização. Ao lado do geógrafo Milton Santos, ganhou o prêmio Vautrin Lud, em 1996, equivalente ao prêmio Nobel. Publicou livros em vários idiomas, como por exemplo, “Espaço e Poder”, “Geografia Cultural”, “Princípios de Geografia Social”, “Geografia Econômica” e “A lógica das cidades”.

Downloads

Como Citar

Claval, P. (2015). L’APPROCHE ‘QUEER’ EN GÉOGRAPHIE CULTURELLE : NOUVELLES PERSPECTIVES ÉPISTMOLOGIQUES. Espaço E Cultura, (35), 41–60. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/18904

Edição

Seção

ARTIGOS