CULTURA, POLÍTICA, ECONOMIA E ESPAÇO

Autores

  • Roberto Lobato Corrêa Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Palavras-chave:

economia, política, cultura, formas simbólicas

Resumo

O presente trabalho procura reafirmar as conexões entre cultura, política, economia e espaço. Apoia-se em estudos já realizados, estudos que exploram uma maior ou menor separação entre política e economia, mas que reafirmam que a cultura manifesta-se tanto na esfera da política como do econômico em sua dimensão espacial. As relações entre cultura, política e economia podem ser vistas por meio de formas simbólicas que são o foco do presente trabalho. A partir de alguns exemplos envolvendo o sagrado e o profano, os patrimônios culturais, as paisagens da simulação, os setores urbanos de amenidades, os shopping centers e os parques temáticos pretende-se mostrar a relação entre economia, cultura e espaço.

Biografia do Autor

Roberto Lobato Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1961), mestrado em Geografia Urbana - University of Chicago (1974) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço, cultura, rede urbana, geografia cultural e redes.

Downloads

Como Citar

Corrêa, R. L. (2015). CULTURA, POLÍTICA, ECONOMIA E ESPAÇO. Espaço E Cultura, (35), 27–40. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/18903

Edição

Seção

ARTIGOS