TEMPO E TEMPORALIDADE, ESPAÇO E ESPACIALIDADE: A TEMPORALIZAÇÃO DO ESPAÇO SAGRADO

Autores

Palavras-chave:

tempo sagrado, espaço sagrado, temporalização do espaço sagrado, espacialização do tempo sagrado

Resumo

Este artigo é parte da Conferência de Encerramento realizada no IX Simpósio Internacional sobre Espaço e Cultura realizado em outubro de 2014 na UERJ. O artigo apresenta a dimensão temporal do espaço sagrado fortemente marcado nas transformações das práticas religiosas na sociedade brasileira no início do século XXI, período classificado de hipermodernidade. Os conceitos destacados na análise foram tempo e temporalidade, espaço e espacialidade do sagrado. A religião e religiosidade foram repensados neste processo de mudança do grupo social religioso.

Biografia do Autor

Zeny Rosendahl, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Professor Associado do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); graduação em geografia, tem os graus de Mestre (UERJ) e Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo - USP (1994), Pós-doutorado na França - Universidade Sorbonne - París IV (1997). Coordena o Programa de Extensão em Estudos Avançados em Geografia, Religião e Cultura (PEAGERC) que inclui o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura (NEPEC) e a publicação do Periódico Espaço e Cultura (B1) fundado em 1995 na UERJ. Tem atuação de pesquisa contínua, desde 1994, na área de Geografia, com ênfase em Geografia Cultural, atuando principalmente na temática da religião nos seguintes temas: difusão e área de abrangência da fé; território e territorialidade religiosa; espaço e lugar sagrado: percepção e simbolismo; cidades-santuário e/ou hierópolis. Desenvolveu pesquisas sobre a estratégia religiosa da Igreja Católica no Brasil: 1500 a 2005; Atualmente pesquisa a dinâmica espacial da (in)tolerância religiosa, visando maior aprofundamento conceitual e também empírico, através das marcas e matrizes dos comportamentos étnico-religiosos no contexto, espaço e tempo, da cultura-mundo. Líder do grupo de Pesquisa / CNPq / NEPEC em Rede.

Downloads

Como Citar

Rosendahl, Z. (2015). TEMPO E TEMPORALIDADE, ESPAÇO E ESPACIALIDADE: A TEMPORALIZAÇÃO DO ESPAÇO SAGRADO. Espaço E Cultura, (35), 9–26. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/18902

Edição

Seção

ARTIGOS