PERCORRER O ESPAÇO: A IMAGEM DO TERRITÓRIO NA PINTURA DE PAISAGENS

Autores

  • Lenice Lira UFRJ

Resumo

ESTE TEXTO ABORDA AS QUESTÕES RELACIONADAS À REPRESENTAÇÃO DA PAISAGEM PELA PINTURA COMO EXPERIÊNCIA MEDIATIZADA DAS REALIDADES ESPACIAIS. A PAISAGEM SURGE COMO PERCEPÇÃO DO TERRITÓRIO, INAUGURANDO UM NOVO MODO DE DAR FORMA E DE INTERPRETAÇÃO DO MUNDO: UM OUTRO OLHAR. A EXPERIÊNCIA PAISAGÍSTICA REMETE À APREENSÃO DO MUNDO ENQUANTO CONSTRUÇÃO CULTURAL. DESTE MODO, A VISÃO DO TERRITÓRIO ESTÁ INTRINSECAMENTE RELACIONADA A UMA ORGANIZAÇÃO DO VISÍVEL, A QUAL É ATRIBUÍDA UMA CERTA SIGNIFICAÇÃO. NESSE CONTEXTO, FOI DEMARCADO UM PERCURSO DA EXPERIÊNCIA DA PAISAGEM NA ARTE E NA GEOGRAFIA, QUE PERMITE A COMPREENSÃO DO MUNDO VISÍVEL EM SUA FORMA VISUAL E NO ÂMBITO DA LINGUAGEM. TAIS QUESTIONAMENTOS E COLOCAÇÕES DIALOGAM COM AS PINTURAS DE LEANDRO JOAQUIM, ARTISTA FLUMINENSE DO SÉCULO XVIII.

Biografia do Autor

Lenice Lira, UFRJ

Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (2009). É bacharel e licenciada em geografia pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia humana, com ênfase em Geografia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, representações sociais, Rio de Janeiro, Leandro Joaquim, Jean-Baptiste Debret, séculos XVIII e XIX, pintura, jardins.

Downloads

Publicado

2011-06-01

Como Citar

Lira, L. (2011). PERCORRER O ESPAÇO: A IMAGEM DO TERRITÓRIO NA PINTURA DE PAISAGENS. Espaço E Cultura, (29), 55–68. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/15966

Edição

Seção

ARTIGOS