VISÕES SOBRE A GEOGRAFIA E O PÓS-COLONIALISMO CONVERSAS COM FELIX DRIVER, DAVID HARVEY E PAUL CLAVAL

Autores

Palavras-chave:

pós-colonialismo, conhecimento geográfico, identidade, visões disciplinares

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de compartilhar perspectivas sobre geografia e pós-colonialismo reunidas a partir de conversas realizadas com três grandes geógrafos pertencentes a gerações e lugares de enunciação marcadamente distintos: Felix Driver, David Harvey e Paul Claval. O artigo está dividido em duas seções. Na primeira, é exposta a transcrição das partes mais significativas das entrevistas realizadas nos últimos meses de 2013 e princípios de 2014. Na segunda, são tecidas considerações que buscam identificar temáticas recorrentes nas narrativas dos entrevistados.

Biografia do Autor

André Reyes Novaes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O autor possui graduação, mestrado e doutorado em geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor do Departamento de Geografia Humana e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Através da obtenção de bolsas de incentivo a pesquisa, o autor já atuou como professor visitante nos Departamentos de Geografia da Royal Holloway University of London e da University of Nottingham. Suas principais linhas de investigação acadêmica relacionam ensino, pesquisa e extensão através de temáticas como cartografia, imprensa, geopolítica e imagem.

Mariana Lamego, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bolsista de produtividade acadêmica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Como Citar

Reyes Novaes, A., & Lamego, M. (2014). VISÕES SOBRE A GEOGRAFIA E O PÓS-COLONIALISMO CONVERSAS COM FELIX DRIVER, DAVID HARVEY E PAUL CLAVAL. Espaço E Cultura, (34), 231–258. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/12879

Edição

Seção

ARTIGOS