MULHERES BRASIL 40°: OS ESTEREÓTIPOS DAS MULHERES BRASILEIRAS EM LONDRES

Erika Tambke

Resumo


Este trabalho faz uma análise do estereótipo da mulher brasileira em Londres a partir de exemplos na mídia impressa e virtual britânica, mais especificamente com exemplos de fotografias. Para examinar o conceito do estereótipo, Stuart Hall oferece muitas ferramentas, ao passo que para aprofundar o assunto nos estudos pós-coloniais, Homi Bhabha torna-se uma leitura obrigatória. A análise das imagens tem seu suporte teórico com base em obras de Roland Barthes, Susan Sontag, John Berger e Graham Clarke. O estereótipo da mulher brasileira como extremamente sexual é desenvolvido desde o período colonial e sobrevive nos tempos atuais. Mas em uma sociedade de consumo como a britânica no século XXI, a imagem da sexualidade brasileira adquire um caráter comercial; assume-se enquanto uma marca.

Palavras-chave


estereótipo, mulheres brasileiras, sexualidade, fotografia

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

Periódico Espaço e Cultura
Rua São Francisco Xavier, 524, bloco B, sala 4.007, 4° andar, CEP 20550-013, Rio de Janeiro-RJ, Brasil
Telefone: (21) 2334-0343

E-mail: espacoecultura@gmail.com