MULHERES BRASIL 40°: OS ESTEREÓTIPOS DAS MULHERES BRASILEIRAS EM LONDRES

Autores

  • Erika Tambke

Palavras-chave:

estereótipo, mulheres brasileiras, sexualidade, fotografia

Resumo

Este trabalho faz uma análise do estereótipo da mulher brasileira em Londres a partir de exemplos na mídia impressa e virtual britânica, mais especificamente com exemplos de fotografias. Para examinar o conceito do estereótipo, Stuart Hall oferece muitas ferramentas, ao passo que para aprofundar o assunto nos estudos pós-coloniais, Homi Bhabha torna-se uma leitura obrigatória. A análise das imagens tem seu suporte teórico com base em obras de Roland Barthes, Susan Sontag, John Berger e Graham Clarke. O estereótipo da mulher brasileira como extremamente sexual é desenvolvido desde o período colonial e sobrevive nos tempos atuais. Mas em uma sociedade de consumo como a britânica no século XXI, a imagem da sexualidade brasileira adquire um caráter comercial; assume-se enquanto uma marca.

Biografia do Autor

Erika Tambke

Bacharel em geografia pela Universidade Federal do Rio de janeiro e mestre pelo Departament of Iberian and Latin American Studies, Birkbek University of London.

Downloads

Como Citar

Tambke, E. (2014). MULHERES BRASIL 40°: OS ESTEREÓTIPOS DAS MULHERES BRASILEIRAS EM LONDRES. Espaço E Cultura, (34), 123–150. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/12744

Edição

Seção

ARTIGOS