COLONIALIDADE E FORMA DA SUBJETIVIDADE MODERNA: A VIOLÊNCIA DA IDENTIFICAÇÃO CULTURAL NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Maurílio Lima Botelho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

modernidade, colonialidade, identidade, racismo, subjetividade

Resumo

O objetivo do texto é relacionar a descoberta e conquista do continente americano não apenas com a construção da identidade histórica e geográfica europeia, mas também com a estrutura da subjetividade moderna. Como parte desse processo, os pressupostos da superioridade europeia são enfatizados em sua particularidade racial, de gênero e dotados de uma racionalidade que revelam o eurocentrismo integrante da relação entre modernidade e colonialidade.

Biografia do Autor

Maurílio Lima Botelho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005) e doutorado também por este programa (2009). Atua como pesquisador na área de Geografia e Sociologia com ênfase nos seguintes temas: relação campo - cidade, urbanização, teoria da crise, crítica da economia política, teoria do valor e sociologia do trabalho. Atualmente é Professor Adjunto de Geografia Urbana da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Downloads

Como Citar

Lima Botelho, M. (2014). COLONIALIDADE E FORMA DA SUBJETIVIDADE MODERNA: A VIOLÊNCIA DA IDENTIFICAÇÃO CULTURAL NA AMÉRICA LATINA. Espaço E Cultura, (34), 195–230. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/12274

Edição

Seção

ARTIGOS