GOVERNAMENTALIDADE E GEOGRAFIA: UMA REVISÃO CRÍTICA

Autores

  • Rafael Gonçalves de Almeida Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Governamentalidade, Geografia, Pós-colonialismo

Resumo

O presente artigo é uma revisão da literatura dos chamados “estudos de governamentalidade” (governmentality studies) e aponta algumas precauções que devemos tomar (nós geógrafos “não ocidentais”) para evitar uma transposição irrefletida para a pesquisa geográfica e a realidade latino-americana. Nosso texto, embora com objetivo modesto, visa servir como subsídio para aqueles que desejam uma primeira aproximação com o tema da governamentalidade no âmbito da Geografia. Iniciaremos com uma breve discussão acerca de alguns aspectos da obra de Foucault, referente à emergência da governamentalidade liberal, para, depois, relacionarmos esta abordagem à Geografia, indicando como diferentes autores vêm refletindo sobre as relações entre a governamentalidade e o espaço; caberá-nos também pensar, em linhas gerais, como tais estudos podem nos ajudar a refletir sobre as configurações específicas das tecnologias de governo encontradas em sociedades “não ocidentais”. Finalmente, argumentaremos que a abordagem genealógica e os estudos de governamentalidade não são incompatíveis com uma abordagem crítica, na medida em que fornecem um instrumental conceitual e analítico capaz de estabelecer criticamente as relações entre a prática cotidiana e o pensamento estratégico dos programas governamentais.

Biografia do Autor

Rafael Gonçalves de Almeida, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Na mesma instituição obteve grau de Mestre em Geografia (2011), sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Lopes de Souza no âmbito do Núcleo de Pesquisas sobre Desenvolvimento Sócio-Espacial (NuPeD / UFRJ) e hoje é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia na UFRJ. Atuou como Professor Substituto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2012/2014 e atualmente realiza o doutorado sanduíche na Kings College of London / Brazil Institute, além de estar integrado à Universidade de Leeds como Pesquisador Assistente Visitante (Visiting Research Assistant). Sua área de interesse compreende os temas de políticas habitacionais, geografia histórica do Rio de Janeiro, movimentos sociais urbanos e estudos em governamentalidade. Em sua pesquisa atual, investiga a geografia histórica das favelas, com foco no estudo de diferentes projetos de intervenção governamental e suas estratégias espaciais de poder.

Downloads

Como Citar

Gonçalves de Almeida, R. (2014). GOVERNAMENTALIDADE E GEOGRAFIA: UMA REVISÃO CRÍTICA. Espaço E Cultura, (34), 51–82. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/12268

Edição

Seção

ARTIGOS