Histórico do periódico

Publicada desde 1995 pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Cultura (IGEOG/UERJ), a revista Espaço & Cultura apresenta uma característica singular. No âmbito internacional das pesquisas sobre a temática da cultura no espaço, E&C foi a terceira revista temática criada, obtendo reconhecimento da Universitat de Barcelona, da University of Texas Press e da Université de Paris IV. No Brasil, E&C permanece pioneira neste campo do conhecimento. Criada com o objetivo de difundir a tradição geográfica que privilegia a cultura em sua dimensão espacial, a revista trouxe ao leitor brasileiro diversas traduções de obras clássicas da geografia cultural. Hoje E&C segue contribuindo largamente para a consolidação da temática cultural na geografia brasileira, oferecendo artigos inéditos, traduções, pesquisas e referências bibliográficas atuais. A revista Espaço & Cultura está publicada nas versões impressa (ISSN 1413-3342) e digital (E-ISSN 2317-4161), tendo a classificação B1 na última avaliação Qualis realizada pela CAPES.