Competências do Enfermeiro Especialista em Nefrologia

Autores

  • Nathalia Billo de Oliveira Faculdades Souza Marques
  • Frances Valéria Costa e Silva
  • Luciana Guimarães Assad

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.9789

Palavras-chave:

Enfermagem, competência clínica, competência profissional, diálise renal [Nursing, clinical competence, professional competence, renal dialysis] [Enfermería, habilidad clínica, competencia profesional, diálisis renal]

Resumo

Estudo quantiqualitativo, do tipo descritivo, objetivou discutir a compreensão dos enfermeiros sobre as atribuições e competências do especialista em nefrologia. Realizado no setor de hemodiálise, de um hospital universitário do município do Rio de Janeiro, entre julho e agosto de 2012, com 11 enfermeiros, por meio de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Os dados compuseram um banco em formato eletrônico, sendo agrupados em valores de mesma natureza e submetidos à técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que a compreensão dos profissionais sobre suas atribuições e competências não estão bem definidas. Houve dificuldade em dar respostas consistentes e completas, fato que talvez possa ser atribuído à ausência de reflexão sobre o assunto. O estudo oferece subsídios para reflexão dos enfermeiros atuantes em hemodiálise acerca de suas atividades, buscando uma melhor atuação, uma prática baseada em competências e atitudes oriundas de um saber-pensar e um saber-fazer.

 

ABSTRACT

This quanti-qualitative, descriptive study discussed nurses’ understanding of the duties and competencies of the specialist in nephrology. In July and August 2012, semi-structured interviews of 11 nurses were conducted at the hemodialysis unit of a university hospital in Rio de Janeiro city, recorded and later transcribed. The data were formatted as an electronic data base, grouped by values of the same kind and subjected to content analysis. The results showed that the professionals’ understanding of their duties and competencies are not well defined. They had difficulty giving complete, consistent answers, which may perhaps be attributed to lack of thinking on the subject. The study provides food for thought for professional nurses in hemodialysis about their activities, with a view to improved performance, competence-based practice and postures derived from knowing how to think and how to do.


RESUMEN

Estudio cuantitativo y cualitativo, del tipo descriptivo, con el objetivo de discutir la comprensión de los enfermeros en cuanto a las atribuciones y competencias del experto en nefrología. Ha sido realizado en la unidad de hemodiálisis de un hospital universitario, en el municipio de Rio de Janeiro, entre julio y agosto de 2012, con 11 enfermeros, a través de entrevistas semiestructuradas que fueron grabadas y transcritas. Los datos han compuesto un banco en formato electrónico, han sido agrupados en valores de misma naturaleza y sometidos a la técnica de análisis de contenido. Los resultados han demostrado que la comprensión de los profesionales acerca de sus atribuciones y competencias no está bien definida. Han tenido dificultad en dar respuestas consistentes y completas, un hecho que podría atribuirse a la falta de reflexión sobre el tema. El estudio ofrece subsidios para reflexión de los enfermeros que trabajan en hemodiálisis en cuanto a sus actividades, buscando un mejor rendimiento, una práctica basada en competencias y actitudes oriundas de un saber/ pensar y un saber/ hacer.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.9789

Biografia do Autor

Nathalia Billo de Oliveira, Faculdades Souza Marques

Nathalia Billo de Oliveira, Enfermeira. Especialista em Nefrologia pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Gestão de saúde pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

28.07.2015

Como Citar

de Oliveira, N. B., Silva, F. V. C. e, & Assad, L. G. (2015). Competências do Enfermeiro Especialista em Nefrologia. Revista Enfermagem UERJ, 23(3), 375–380. https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.9789

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa