Inclusão da criança deficiente visual na escola especial e regular: percepções da família [Inclusion of visually-impaired children in special and regular schools: the family’s perceptions]

Autores

  • Aline Campelo Pintanel Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Giovana Calcagno Gomes Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Daiani Modernel Xavier Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Glaucia Dal Omo Nicola Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Tânia Cristina Schafer Vasques Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Mara Rgina Santos da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.7617

Palavras-chave:

Educação de pessoas com deficiência visual, criança, família, enfermagem [Education, visually impaired, child, family, nursing] [Educación de personas portadoras de discapacidad visual, niño, familia, enfermería]

Resumo

Objetivou-se conhecer as percepções da família acerca da inclusão da criança deficiente visual na escola especial e regular. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, no segundo semestre de 2011, com 10 mães de crianças atendidas em uma escola especial para deficientes visuais, no Sul do Brasil. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise temática. A família reconhece a escola especial como fonte de apoio, local adaptado, onde a criança é auxiliada a desenvolver suas habilidades e preparada para a entrada na escola regular. Percebe-se que a escola regular não está preparada para atender as necessidades especiais da criança e para a educação de cegos. Concluiu-se que a escola precisa incorporar a inclusão como filosofia e meta, sendo fundamental o preparo dos professores para a educação destas crianças. O enfermeiro pode ser um facilitador desse processo, sendo uma ponte entre a criança, a escola e a família.

 

ABSTRACT

The objective was to discover families’ perceptions of the inclusion of visually-impaired children in regular and special schools. This qualitative study was conducted in the second half of 2011 with ten mothers of children attending a special school for the visually impaired. Data were collected by semi-structured interview and subjected to thematic analysis. The families recognized the special school as a source of support, an adapted facility where the children are helped to develop their skills and prepared for entry into regular school. Regular schools are perceived as unprepared to meet the children’s special needs and to educate the blind. It was concluded that schools need to incorporate inclusion as a philosophy and goal, and that teacher training is fundamental to these children’s education. Nurses can be enablers in this process by bridging between child, school and family.

 

RESUMEN

Estudio cuyo objetivo fue conocer la percepción de la familia acerca de la inclusión de niños con discapacidad visual en escuelas regulares y especiales. Se realizó una investigación cualitativa en el segundo semestre de 2011, junto a 10 madres de niños atendidos en una escuela especial para discapacitados visuales, en el sur de Brasil. Los datos fueron recolectados por entrevistas semiestructuradas y sometidos al análisis temático. La familia reconoce la escuela de educación especial como fuente de apoyo, lugar adaptado, donde se ayuda al niño a desarrollar sus habilidades y a prepararse para el ingreso en la escuela regular. Queda claro que la escuela regular no está preparada para satisfacer las necesidades especiales de los niños y para la educación de los ciegos. Se concluye que la escuela necesita incorporar la inclusión como filosofía y reto, siendo fundamental la preparación de los profesores para la educación de estos niños. El enfermero puede ser un facilitador de este proceso, siendo un puente entre el niño, la escuela y la familia.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.7617

Biografia do Autor

Aline Campelo Pintanel, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde da Criança e do Adolescente - GEPESCA/ FURG. Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande do Sul, Brasil. Bolsista FAPERGS.

Giovana Calcagno Gomes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem da FURG. Líder do GEPESCA/ FURG. Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande do Sul, Brasil.

Daiani Modernel Xavier, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Membro do GEPESCA/FURG. Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande do Sul, Brasil. Bolsista FAPERGS

Glaucia Dal Omo Nicola, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Membro do GEPESCA/ FURG. Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande do Sul, Brasil.

Tânia Cristina Schafer Vasques, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Membro do GEPESCA/ FURG. Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande do Sul, Brasil

Mara Rgina Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem da FURG. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Família, Enfermagem e Saúde - GEPEFES/ FURG. Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande do Sul, Brasil

Publicado

12.11.2015

Como Citar

Pintanel, A. C., Gomes, G. C., Xavier, D. M., Nicola, G. D. O., Vasques, T. C. S., & Silva, M. R. S. da. (2015). Inclusão da criança deficiente visual na escola especial e regular: percepções da família [Inclusion of visually-impaired children in special and regular schools: the family’s perceptions]. Revista Enfermagem UERJ, 23(5), 686–691. https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.7617

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa