Projeto político-pedagógico: fragilidades e potencialidades vividas por docentes universitários de enfermagem [Political educational project: weaknesses and potential experienced by teachers college of nursing]

Autores

  • Iraneide Ferreira Mafra Hospital de Dermatologia Sanitária do Estado do Rio de Janeiro
  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcela Costa Fernandes Universidade Estado do Rio de Janeiro
  • Luiza Mara Correia Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lucia Helena Garcia Penna Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Enfermagem, currículo, educação superior, integração [Nursing, curriculum, higher education, integration] [Enfermería, educación superior, integración]

Resumo

O objeto trata das dificuldades e facilidades docentes na integração de conhecimentos entre as áreas e subáreas que compõem o Projeto Político-Pedagógico da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ). Objetivos: identificar a percepção dos docentes acerca do Projeto Político-Pedagógico da ENF/UERJ e destacar as facilidades e dificuldades vividas pelos docentes no que se refere à integração entre as áreas e subáreas do currículo. Pesquisa qualitativa e descritiva desenvolvida na ENF/UERJ com 13 docentes. Utilizou-se entrevista semiestruturada para obter os dados e a técnica de análise de conteúdo no tratamento das informações. Os fatores que dificultam a integração foram mais expressivos, sobressaindo as posturas inflexíveis dos docentes e a imaturidade dos discentes frente à proposta do currículo. Entre os aspectos facilitadores apontaram-se a filosofia inovadora do currículo, adequadamente planejado, capaz de favorecer a integração e contemplar com qualidade a formação profissional do enfermeiro.

 

ABSTRACT

The objectis the difficult and easy integration of knowledge between theareasandsubareasthat comprise the Political Pedagogical Project of the Faculty of Nursing at the State University of Rio de Janeiro (ENF /UERJ). Objectives: To identify the perception of teachers about the Educational Policy ProjectNFE/UERJ and highlight the advantages and difficulties experienced byteachersregardingthe integration between theareasandsubareasof the curriculum. Qualitative and descriptiveresearch, developedin ENF/UERJ with 13 teachers. Semi-structured interview was used to obtain the data and content analysis techniquein the treatment of information. Factors that hinderintegrationwere more expressive, standing posturesinflexibleteachersand immaturity of the students intheproposedcurriculum. Among the facilitatorspointedtoinnovative philosophy of the curriculum, properlydesigned, canpromote integration and contemplate with quality professional training of nurses.

 

RESUMEN

El objeto trata de las dificultades y facilidades docentes en la integración de conocimientos entre las áreas y subáreas que componen el Proyecto Político-Pedagógico de la Facultad de Enfermería de la Universidad del Estado de Rio de Janeiro (ENF/UERJ)-Brasil. Objetivos: identificar la percepción de los profesores sobre el Proyecto Político-Pedagógico de la ENF/UERJ y destacar las facilidades y dificultades vividas por los maestros en la que se refiere a la integración entre las áreas y subáreas del currículo. Pesquisa cualitativa y descriptiva desarrollada en la ENF/UERJ con 13 docentes. Se uso entrevista semiestructurada para obtener los datos y la técnica de análisis de contenido en el tratamiento de las informaciones. Los factores qui dificultan la integración fueron más expresivos, sobresaliendo las posturas inflexibles de los profesores y la inmadurez de los estudiantes delante de la propuesta del currículo. Entre los aspectos facilitadores se apuntaron la filosofia innovadora del currículo, adecuadamente elaborado, capaz de favorecer la integración y contemplar con calidad la formación profesonal del enfermero.

Publicado

26.09.2013

Como Citar

Mafra, I. F., Souza, N. V. D. de O., Fernandes, M. C., Correia, L. M., & Penna, L. H. G. (2013). Projeto político-pedagógico: fragilidades e potencialidades vividas por docentes universitários de enfermagem [Political educational project: weaknesses and potential experienced by teachers college of nursing]. Revista Enfermagem UERJ, 21(3), 361–365. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/7524

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa