Conhecimento científico sobre processo de enfermagem à pessoa idosa que vive com demência e seu cuidador [Scientific knowledge of the nursing process for older adults living with dementia and their caregivers] [Conocimiento científico sobre el proceso de enfermería para las personas mayores que viven con demencia y su cuidador]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.67987

Palavras-chave:

Idoso, Cuidadores, Demência, Terminologia Padronizada em Enfermagem, Processo de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: mapear o conhecimento científico sobre o processo de enfermagem aplicado à pessoa idosa que vive com demência e seu cuidador. Método: revisão de escopo conforme o Instituto Joanna Briggs desenvolvido em três bases de dados. Resultados: dos 23 estudos incluídos, 11 fundamentaram o processo de enfermagem em bases teóricas, com ênfase na Teoria Geral do Déficit de Autocuidado. Para a coleta de dados, evidenciou-se instrumentos de avaliação de sintomas psicológicos e comportamentais, funcionalidade e avaliação da cognição/indicativos de demência. A maioria não especificou o uso de linguagem padronizada; e quando presente, a taxonomia North American Nursing Diagnosis Association foi a mais utilizada, com predominância de diagnósticos nos domínios percepção/cognição, segurança/proteção e atividade/repouso. Conclusão: os achados subsidiam a prática clínica do enfermeiro baseado em conhecimento científico atualizado e apontam para lacunas do uso de base teóricas e taxonomias para sustentar o processo de enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to map the scientific knowledge of the nursing process applied to older adults living with dementia and their caregivers. Method: this scoping review was conducted in three databases following the Joanna Briggs Institute. Results: of the 23 studies included, 11 grounded the nursing process on theoretical bases, particularly the General Self-Care Deficit Theory. Data collection instruments were found to assess psychological and behavioral symptoms, functionality and cognition/indicators of dementia. Most did not specify use of standardized language; and when they did, the North American Nursing Diagnosis Association taxonomy was the most used, predominantly in the perception/cognition, safety/protection and activity/rest domains. Conclusion: the findings inform the clinical practice of nursing based on current scientific knowledge and point to gaps in the use of theoretical bases and taxonomies to support the nursing process.

RESUMEN

Objetivo: mapear el conocimiento científico sobre el proceso de enfermería aplicado a los ancianos que viven con demencia y a su cuidador. Método: revisión de alcance según el Instituto Joanna Briggs desarrollada en tres bases de datos. Resultados: de los 23 estudios incluidos, 11 fundamentaron el proceso de enfermería en bases teóricas, con énfasis en la Teoría General del Déficit de Autocuidado. Para la recolección de datos, se utilizaron instrumentos de evaluación de síntomas psicológicos y conductuales, funcionalidad y evaluación de la cognición/indicios de demencia. La mayoría no especificó el uso de lenguaje estandarizado; y, cuando presente la taxonomía de la North American Nursing Diagnosis Association ha sido la más utilizada, con predominio de diagnósticos en los dominios de percepción/cognición, seguridad/protección y actividad/repudio. Conclusión: Los hallazgos subsidian la práctica clínica del enfermero con base en el conocimiento científico actualizado y apuntan hacia las lagunas del uso de base teórica y taxonomias para sustentar el proceso de enfermería.

Biografia do Autor

Karime Said Rocha, Universidade de Brasília

Graduanda em Enfermagem. Universidade de Brasília. Brasília, Brasil.

Camila Barbosa Albernaz, Universidade de Brasília

Graduanda em Enfermagem. Universidade de Brasília. Brasília, Brasil.

Nayara Gomes Nunes Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Minas Gerais, Brasil.

Nuno Damácio de Carvalho Félix, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Enfermeiro. Doutor. Professor Adjunto. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Recôncavo da Bahia, Brasil.

Luana Nunes Lima, Universidade de Brasília

Enfermeira. Especialista. Aluna do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade de Brasília. Brasília, Brasil

Alisson Fernandes Bolina, Universidade de Brasília

Enfermeiro. Doutor. Professor Adjunto. Universidade de Brasília. Brasília, Brasil.

Publicado

19.10.2022

Como Citar

Rocha, K. S., Albernaz, C. B., Oliveira, N. G. N., Félix, N. D. de C., Lima, L. N., & Bolina, A. F. (2022). Conhecimento científico sobre processo de enfermagem à pessoa idosa que vive com demência e seu cuidador [Scientific knowledge of the nursing process for older adults living with dementia and their caregivers] [Conocimiento científico sobre el proceso de enfermería para las personas mayores que viven con demencia y su cuidador]. Revista Enfermagem UERJ, 30(1), e67987. https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.67987

Edição

Seção

Artigos de Revisão