Ensino do lúdico para o cuidado à criança hospitalizada: significados de discentes de enfermagem [Teaching of play for the care of hospitalized children: its meanings to nursing students] [Enseñanza del abordaje lúdico para el cuidado del niño hospitalizado: significados de estudiantes de enfermería]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.64642

Palavras-chave:

Enfermagem Pediátrica, Universidades, Jogos e Brinquedos, Estudantes de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: compreender os significados que discentes de enfermagem atribuem ao ensino do lúdico para o cuidado à criança hospitalizada. Método: estudo qualitativo realizado com 17 discentes de enfermagem. Os dados foram coletados virtualmente entre outubro de 2020 e março de 2021, por meio de entrevista semiestruturada, sendo submetidos à análise de conteúdo do tipo temática e interpretados a partir do Interacionismo Simbólico. Resultados: da análise emergiram os seguintes temas: significados atribuídos ao ensino do lúdico para o cuidado à criança hospitalizada; e aspectos simbólicos relacionados à hospitalização infantil. O lúdico foi pouco abordado no ensino de enfermagem e sua utilização é imperiosa, pois a hospitalização se revela um processo estressante para a criança. Considerações finais: o ensino do lúdico foi deficitário, havendo a urgência de incentivo a essa abordagem no ensino superior. Os discentes entrevistados reconheceram a importância do tema e ressaltaram o lúdico como possibilidade de interação com a criança.

ABSTRACT

Objective: to understand the meanings that nursing students attribute to the teaching of play for the care of hospitalized children. Method: in this qualitative study carried out with 17 nursing students, data were collected virtually between October 2020 and March 2021, through a semi-structured interview, and then subjected to thematic content analysis and interpreted on the basis of Symbolic Interactionism. Results: the following themes emerged from the analysis: meanings attributed to the teaching of playfulness in care for hospitalized children; and symbolic aspects of child hospitalization. Play was rarely addressed in nursing education, although its use is imperative, because hospitalization is a stressful process for the child. Final remarks: the teaching of play was deficient, and there is an urgent need to encourage teaching of this approach in higher education. The students interviewed recognized the importance of the subject and highlighted play as a possible manner of interacting with children.

RESUMEN

Objetivo: comprender los significados que estudiantes de enfermería atribuyen a la enseñanza del abordaje lúdico para el cuidado de niños hospitalizados. Método: estudio cualitativo realizado junto a 17 estudiantes de enfermería. Se recolectaron los datos virtualmente entre octubre de 2020 y marzo de 2021, a través de entrevista semiestructurada, y fueron sometidos a análisis de contenido temático e interpretados desde el Interaccionismo Simbólico. Resultados: del análisis surgieron los siguientes temas: significados atribuidos a la enseñanza del abordaje lúdico para el cuidado del niño hospitalizado y aspectos simbólicos relacionados con la hospitalización infantil. El abordaje lúdico fue raramente utilizado en la enseñanza de enfermería y su uso es imperativo, ya que la hospitalización es un proceso estresante para el niño. Consideraciones finales: la enseñanza del abordaje lúdico fue deficiente y existe una urgente necesidad de fomentar este enfoque en la educación superior. Los estudiantes entrevistados reconocieron la importancia del tema y destacaron el abordaje lúdico como posibilidad de interacción con el niño.

Biografia do Autor

Isabella Camargo Tannos Ferreira de Sá, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé, RJ, Brasil.

Juliana Maria Rego Maciel Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunto. Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé, RJ, Brasil.

Laura Johanson da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunto. Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Italo Rodolfo Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor. Professor Adjunto. Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé, RJ, Brasil.

Luana dos Santos Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestre. Aluna do Curso de Doutorado. Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Thiago Privado da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor. Professor Adjunto. Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé, RJ, Brasil. 

Publicado

19.10.2022

Como Citar

Sá, I. C. T. F. de, Cardoso, J. M. R. M., Silva, L. J. da, Silva, I. R., Costa, L. dos S., & Silva, T. P. da. (2022). Ensino do lúdico para o cuidado à criança hospitalizada: significados de discentes de enfermagem [Teaching of play for the care of hospitalized children: its meanings to nursing students] [Enseñanza del abordaje lúdico para el cuidado del niño hospitalizado: significados de estudiantes de enfermería]. Revista Enfermagem UERJ, 30(1), e64642. https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.64642

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa