Contribuição da pesquisa convergente assistencial para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.59821

Palavras-chave:

Unidades de Terapia Intensiva, Respiração Artificial, Infecção Hospitalar, Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, Protocolos.

Resumo

Objetivo: elaborar um protocolo para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica com a participação dos profissionais que o utilizarão, por meio do referencial da pesquisa convergente assistencial. Método: foi realizada uma entrevista individual e três encontros grupais com os profissionais. Para a análise dos dados foi utilizado o referencial de Morse e Field. O estudo foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: os cuidados citados nas entrevistas individuais foram organizados de acordo com o nível de evidência sugerido no Guideline da American Thoracic Society.  Nos encontros grupais os cuidados foram discutidos de acordo com a relevância na prevenção da pneumonia. Os cuidados elencados como relevantes compuseram a versão final do protocolo. Conclusão: o referencial da pesquisa convergente assistencial possibilitou a elaboração de um protocolo para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica, com o envolvimento dos profissionais atuantes na Unidade de Terapia Intensiva.

Biografia do Autor

Bruna Karla Dutra, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Mestre. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Laura Menezes Silveira, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Fabiana Bolela, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora. Professora Doutora. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Mariele Lenhari, Universidade de São Paulo

Aluna de graduação. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Angelita Maria Stabile, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora. Professora Doutora. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Publicado

10.11.2021

Como Citar

Dutra, B. K., Silveira, L. M., Bolela, F., Lenhari, M., & Stabile, A. M. (2021). Contribuição da pesquisa convergente assistencial para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. Revista Enfermagem UERJ, 29(1), e59821. https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.59821

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa