Avaliação do estado cognitivo e capacidade funcional em pessoas idosas institucionalizadas [Assessment of cognitive status and functional capacity in institutionalized older adults] [Evaluación del estado cognitivo y capacidad funcional en ancianos institucionalizados]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.59240Palavras-chave:
Idoso, Saúde do Idoso, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Atividades Cotidianas.Resumo
Objetivo: analisar a relação entre o estado cognitivo, o nível de capacidade funcional e os fatores socioeconômicos entre pessoas idosas institucionalizadas. Métodos: estudo quantitativo, transversal, desenvolvido com pessoas idosas em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Os instrumentos utilizados: questionário Brazil Old Age Schedule; Mini exame do Estado Mental; escalas de Atividades Avançadas de Vida Diária, Atividades Instrumentais de Vida Diária e Atividades Básicas de Vida Diária. A análise foi realizada através de estatística descritiva e estatística inferencial. Resultados: predominou o déficit cognitivo entre pessoas idosas do sexo masculino (50,0%), até 70 anos (57,1%), alfabetizados (58,6%), em um relacionamento (66,7%), sem filhos (60,5%) e com renda superior a um salário mínimo (66,7%). A maioria das pessoas idosas com déficit tem menor nível nas atividades avançadas (71,9%), independência nas atividades instrumentais (55,6%) e dependência nas atividades básicas (71,1%). Conclusão: o déficit cognitivo relaciona-se com a capacidade funcional, sendo menor em pessoas idosas com maior nível de independência e mais ativos.
ABSTRACT
Objective: to analyze the relationship between cognitive status, level of functional capacity and socioeconomic factors among institutionalized older adults. Method: in this quantitative cross-sectional study of older adults in long-stay institutions for the elderly, the instruments used were the Brazil Old Age Schedule questionnaire, the Mini Mental State Exam, and the Advanced Activities of Daily Living, Instrumental Activities of Daily Living, and Basic Activities of Daily Living scales. The data were analyzed using descriptive and inferential statistics. Results: cognitive deficit predominated among participants who were elderly males (50.0%), up to 70 years old (57.1%), literate (58.6%), in a relationship (66.7%), childless (60.5%) and with income of more than one minimum wage (66.7%). Most older adults with deficits scored lower in advanced activities (71.9%), independence in instrumental activities (55.6%) and dependence in basic activities (71.1%). Conclusion: cognitive deficit is related to functional capacity, and is lower in more active elderly people with higher levels of independence.
RESUMEN
Objetivo: analizar la relación entre estado cognitivo, nivel de capacidad funcional y factores socioeconómicos entre ancianos institucionalizados. Métodos: estudio cuantitativo, transversal, desarrollado junto a ancianos en Instituciones de Larga Estancia para Ancianos (ILPI). Los instrumentos utilizados: Cuestionario Brazil Old Age Schedule; Mini examen del estado mental; escalas de Actividades Avanzadas de la Vida Diaria, Actividades Instrumentales de la Vida Diaria y Actividades Básicas de la Vida Diaria. El análisis se realizó mediante estadística descriptiva y estadística inferencial. Resultados: Predominó el déficit cognitivo entre los hombres ancianos (50,0%), hasta los 70 años (57,1%), alfabetizados (58,6%), que están en pareja (66,7%), sin hijos (60,5%) y con ingresos superiores a un salario mínimo (66,7%). La mayoría de los ancianos con déficit tiene un menor nivel en actividades avanzadas (71,9%), independencia en actividades instrumentales (55,6%) y dependencia en actividades básicas (71,1%). Conclusión: el déficit cognitivo está relacionado con la capacidad funcional, siendo más bajo en ancianos con mayor nivel de independencia y más activos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).