Avaliação do estado cognitivo e capacidade funcional em pessoas idosas institucionalizadas [Assessment of cognitive status and functional capacity in institutionalized older adults] [Evaluación del estado cognitivo y capacidad funcional en ancianos institucionalizados]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.59240

Palavras-chave:

Idoso, Saúde do Idoso, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Atividades Cotidianas.

Resumo

Objetivo: analisar a relação entre o estado cognitivo, o nível de capacidade funcional e os fatores socioeconômicos entre pessoas idosas institucionalizadas. Métodos: estudo quantitativo, transversal, desenvolvido com pessoas idosas em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Os instrumentos utilizados: questionário Brazil Old Age Schedule; Mini exame do Estado Mental; escalas de Atividades Avançadas de Vida Diária, Atividades Instrumentais de Vida Diária e Atividades Básicas de Vida Diária. A análise foi realizada através de estatística descritiva e estatística inferencial. Resultados: predominou o déficit cognitivo entre pessoas idosas do sexo masculino (50,0%), até 70 anos (57,1%), alfabetizados (58,6%), em um relacionamento (66,7%), sem filhos (60,5%) e com renda superior a um salário mínimo (66,7%). A maioria das pessoas idosas com déficit tem menor nível nas atividades avançadas (71,9%), independência nas atividades instrumentais (55,6%) e dependência nas atividades básicas (71,1%). Conclusão: o déficit cognitivo relaciona-se com a capacidade funcional, sendo menor em pessoas idosas com maior nível de independência e mais ativos.

ABSTRACT

Objective: to analyze the relationship between cognitive status, level of functional capacity and socioeconomic factors among institutionalized older adults. Method: in this quantitative cross-sectional study of older adults in long-stay institutions for the elderly, the instruments used were the Brazil Old Age Schedule questionnaire, the Mini Mental State Exam, and the Advanced Activities of Daily Living, Instrumental Activities of Daily Living, and Basic Activities of Daily Living scales. The data were analyzed using descriptive and inferential statistics. Results: cognitive deficit predominated among participants who were elderly males (50.0%), up to 70 years old (57.1%), literate (58.6%), in a relationship (66.7%), childless (60.5%) and with income of more than one minimum wage (66.7%). Most older adults with deficits scored lower in advanced activities (71.9%), independence in instrumental activities (55.6%) and dependence in basic activities (71.1%). Conclusion: cognitive deficit is related to functional capacity, and is lower in more active elderly people with higher levels of independence.

RESUMEN

Objetivo: analizar la relación entre estado cognitivo, nivel de capacidad funcional y factores socioeconómicos entre ancianos institucionalizados. Métodos: estudio cuantitativo, transversal, desarrollado junto a ancianos en Instituciones de Larga Estancia para Ancianos (ILPI). Los instrumentos utilizados: Cuestionario Brazil Old Age Schedule; Mini examen del estado mental; escalas de Actividades Avanzadas de la Vida Diaria, Actividades Instrumentales de la Vida Diaria y Actividades Básicas de la Vida Diaria. El análisis se realizó mediante estadística descriptiva y estadística inferencial. Resultados: Predominó el déficit cognitivo entre los hombres ancianos (50,0%), hasta los 70 años (57,1%), alfabetizados (58,6%), que están en pareja (66,7%), sin hijos (60,5%) y con ingresos superiores a un salario mínimo (66,7%). La mayoría de los ancianos con déficit tiene un menor nivel en actividades avanzadas (71,9%), independencia en actividades instrumentales (55,6%) y dependencia en actividades básicas (71,1%). Conclusión: el déficit cognitivo está relacionado con la capacidad funcional, siendo más bajo en ancianos con mayor nivel de independencia y más activos.

Biografia do Autor

Jefferson da Silva Soares, Universidade Federal da Paraíba

Granduando em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba; Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem Forense, vinculado ao PPGENF; Aluno de iniciação científica 2019-2020 e 2020-2021

José Soleniel da Costa Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba

Gleicy Karine Nascimento Araújo-Monteiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Enfermagem pela UFPB. Graduada no curso de Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Forense (GEPEFO) da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Participou do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-SAÚDE) no período de 2016 a 2018. Possui afinidade pela área de Saúde Pública, Saúde do Idoso, Metodologia e Bioestatística. Especialista em Saúde Pública pela Faculdade Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão (FABEX)/Consultoria Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão (CBPEX)

Rafaella Queiroga Souto, Universidade Federal da Paraíba

Docente do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva (DESC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora vinculada ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Representações Sociais-GIEPERS/UFPB. Docente permanente e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGenf). Docente líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Forense (GEPEFO). Coordenadora do projeto ENFERMAGEM FORENSE NO BRASIL: INSTRUMENTALIZAÇÃO DA PROFISSÃO, vinculado ao PPGenf

João Euclides Fernandes Braga, Universidade Federal da Paraíba

ENFERMEIRO - Doutor em Farmacologia pelo Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e SIntéticos Bioativos da Universidade Federal da Paraíba (2011). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Licenciado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Professor da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Mental, desenvolvendo pesquisas relacionadas principalmente aos seguintes temas: enfermagem, saúde mental, psiquiatria e psicofarmacologia.

Publicado

10.11.2021

Como Citar

Soares, J. da S., Ferreira, J. S. da C., Araújo-Monteiro, G. K. N., Souto, R. Q., & Braga, J. E. F. (2021). Avaliação do estado cognitivo e capacidade funcional em pessoas idosas institucionalizadas [Assessment of cognitive status and functional capacity in institutionalized older adults] [Evaluación del estado cognitivo y capacidad funcional en ancianos institucionalizados]. Revista Enfermagem UERJ, 29(1), e59240. https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.59240

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa