Educação em saúde e a enfermagem em saúde coletiva: reflexões sobre a prática [Health education and nursing in public health: reflections on practice] [Educación en salud y la enfermería en salud pública: reflexiones sobre la práctica]

Autores

  • Sonia Acioli Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Helena Maria Scherlowski Leal David Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Magda Guimarães de Araújo Faria Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação em saúde, enfermagem em saúde pública, enfermagem, saúde pública [Health education, public health nursing, nursing, public health] [Educación en salud, enfermería en salud pública, enfermería, salud pública]

Resumo

A compreensão da dimensão das atividades educativas em saúde é fundamental para o trabalho de enfermagem, já que estas ações visam, sobretudo, a promoção da saúde e a qualidade de vida dos usuários. Dessa forma, este artigo possui como objetivos: identificar formas como a influência histórica se apresenta no campo da educação em saúde; refletir quanto à expressão das práticas de educação em saúde na enfermagem. Conclui-se que as ações educativas em saúde sofreram inúmeras influências em sua história, entretanto, tais influências apontam para a formação de um novo paradigma para estas atividades, denominado construção compartilhada de conhecimento.

 

ABSTRACT

An understanding of the scope of health education activities is fundamental to the work of nursing, given that they are meant primarily to promote users’ health and quality of life. Accordingly, this study aimed to identify how the historical influence appears in the health education field, and to reflect on how health education practices are expressed in nursing. It was concluded that health education has received numerous influences in its history and that, however, those influences point to the formation of a new paradigm for these activities, called the shared construction of knowledge.

 

RESUMEN

La comprensión del alcance de las actividades de educación en salud es fundamental para el trabajo de enfermería, ya que estas acciones están destinadas principalmente para promover la salud y la calidad de vida de los usuarios. Por lo tanto, este artículo tiene los siguientes objetivos: identificar las formas en que se presenta la influencia histórica en El campo de la educación para la salud; reflexionar sobre la expresión de las prácticas de educación en salud en enfermería. Llegamos a la conclusión de que la educación en materia de salud sufrió numerosas influencias en su historia, sin embargo, tales influencias apuntan para la formación de un nuevo paradigma para estas actividades, llamado construcción compartida de conocimiento.

Downloads

Publicado

15.04.2013

Como Citar

Acioli, S., David, H. M. S. L., & Faria, M. G. de A. (2013). Educação em saúde e a enfermagem em saúde coletiva: reflexões sobre a prática [Health education and nursing in public health: reflections on practice] [Educación en salud y la enfermería en salud pública: reflexiones sobre la práctica]. Revista Enfermagem UERJ, 20(4), 533–536. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/5695

Edição

Seção

Atualidades