Concepções de enfermeiras egressas da residência acerca da interdisciplinaridade em Centros de Atenção Psicossocial [Conceptions of interdisciplinarity in Psychosocial Care Centers among nurses who completed residency] [Concepciones de enfermeras egresadas de la residencia sobre la interdisciplinariedad en Centros de Atención Psicosocial]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.55570

Palavras-chave:

Serviços Comunitários de Saúde Mental, Práticas Interdisciplinares, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar as concepções das egressas da Residência de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental sobre o trabalho interdisciplinar em Centros de Atenção Psicossocial. Método: estudo qualitativo-exploratório. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas com quatro participantes, entre julho a agosto de 2017. Utilizou-se a análise temática de Bardin.  Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Evidenciou-se o valor da integralidade do cuidado, produzida pelo compartilhamento de saberes. Destacam-se, contudo, os desafios atrelados à hierarquização, à valorização das competências profissionais específicas e à necessária revisão do processo formativo. Conclusão: A interdisciplinaridade é compreendida como fundamental para a integralidade do cuidado, mas vem encontrando dificuldades nos serviços e em seu desenvolvimento na formação lato sensu, devido a preservação do modelo biomédico. Aponta-se para a necessidade de implementação de espaços de educação permanente e revisão curricular dos cursos da saúde, produzindo reflexões que extrapolem a especificidade profissional.

ABSTRACT

Objective: to analyze conceptions of interdisciplinary work in Psychosocial Care Centers among graduates from a Psychiatric Nursing and Mental Health Residency. Method: in this exploratory qualitative study, data were collected by semi-structured interviews of four participants, between July and August 2017. Bardin's thematic analysis was used. Approved by the Research Ethics Committee. Results: the study evidenced the value of comprehensive care produced by knowledge sharing, while highlighting the challenges posed by hierarchization, recognition for specific professional skills and the need for review of the training process. Conclusion: Interdisciplinarity is understood to be fundamental to comprehensive care, but has been encountering difficulties in services and in lato sensu training, due to perpetuation of the biomedical model. It points to the need to implement continued professional development and review of health course curricula, to prompt thinking that goes beyond the specifics of the profession.

RESUMEN

Objetivo: analizar las concepciones de los egresados de la Residencia de Enfermería en Psiquiatría y Salud Mental sobre el trabajo interdisciplinario en Centros de Atención Psicosocial. Método: estudio cualitativo-exploratorio. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas semiestructuradas con 04 participantes, entre julio y agosto de 2017. Se utilizó el análisis temático de Bardin. Fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación. Resultados: Se evidenció el valor de la integralidad de la atención, producida por el intercambio de conocimientos. No obstante, destacan los retos vinculados a la jerarquización, la valoración de las competencias profesionales específicas y a la necesaria revisión del proceso formativo. Conclusión: La interdisciplinariedad se entiende como fundamental para la integralidad de la atención, pero ha estado encontrando dificultades en los servicios y en su desarrollo en la formación lato sensu, debido a la preservación del modelo biomédico. Señala la necesidad de implementación espacios de educación permanente y de revisión curricular de los cursos de salud, produciendo reflexiones que vayan más allá de la especificidad profesional.

 

Biografia do Autor

Caroline Silva Batista Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira especialista de Psiquiatria e Saúde Mental pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto - UERJ.

Enfermiera da Unidade Acolhiemento Adulto Cacildis da Secretaria municipal do Rio de Janeiro.

Tiago Braga do Espirito Santo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Assistente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Edna Gurgel Casanova, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutor em Enfermagem. Professor Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

15.07.2021

Como Citar

Alves, C. S. B., Espirito Santo, T. B. do, & Casanova, E. G. (2021). Concepções de enfermeiras egressas da residência acerca da interdisciplinaridade em Centros de Atenção Psicossocial [Conceptions of interdisciplinarity in Psychosocial Care Centers among nurses who completed residency] [Concepciones de enfermeras egresadas de la residencia sobre la interdisciplinariedad en Centros de Atención Psicosocial]. Revista Enfermagem UERJ, 29(1), e55570. https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.55570

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa