Impacto de intervenção psicoeducacional na autoeficácia percebida de estudantes de enfermagem [Impact of psychoeducational intervention on nursing students’ perceived self-efficacy] [Impacto de intervención psicoeducacional en la autoeficacia percibida de estudiantes de enfermería]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.53845

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Saúde Mental, Autoeficácia, Estudantes de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: avaliar o impacto de um programa psicoeducacional nos níveis de autoeficácia, autoestima e sintomas ansiosos e depressivos em estudantes no início da graduação em enfermagem. Método: pesquisa multicêntrica, quase experimental, do tipo tempo-série, desenvolvida em duas instituições de ensino superior públicas, com 82 estudantes, no período de setembro de 2018 a maio de 2019. O programa psicoeducacional foi elaborado com base no construto da autoeficácia, baseando-se nas atividades de enfermagem da intervenção “Fortalecimento da autoestima”, proposta pela Nursing Interventions Classification. Os desfechos avaliados foram: autoeficácia, mensurada pela Escala de Autoeficácia Geral e Percebida; autoestima, mensurada pela Escala de Autoestima de Rosenberg; sintomas ansiosos e depressivos, avaliados pela Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão. Resultados: a intervenção psicoeducacional teve efeito positivo na percepção de autoeficácia geral dos estudantes. A autoestima e os sintomas ansiosos e depressivos não foram influenciados. Conclusão: os níveis de autoeficácia foram positivamente impactados pelo programa implementado.

ABSTRACT

Objective: to evaluate the impact of a psychoeducational program on the levels of self-efficacy, self-esteem, and anxious and depressive symptoms in students starting their undergraduate nursing program. Method: this quasi-experimental, multicenter, time-series type study was conducted with 82 students at two public institutions of higher education, from September 2018 to May 2019. Based on the self-efficacy construct, the psychoeducational program contemplated nursing activities of the “Strengthening self-esteem” intervention proposed by the Nursing Interventions Classification. The outcomes evaluated were self-efficacy, on the General and Perceived Self-Efficacy Scale; self-esteem, on the Rosenberg Self-Esteem Scale; and anxious and depressive symptoms, on the Hospital Anxiety and Depression Scale. Results: the psychoeducational intervention had a positive effect on the students’ perception of general self-efficacy. Self-esteem and anxious and depressive symptoms were not influenced. Conclusion: the program impacted levels of self-efficacy positively.

RESUMEN

Objetivo: evaluar el impacto de un programa psicoeducativo en los niveles de autoeficacia, autoestima y síntomas ansiosos y depresivos en estudiantes al inicio de sus estudios universitarios en enfermería. Método: investigación multicéntrica, cuasi-experimental, tipo serie temporal, desarrollada en dos instituciones públicas de educación superior, con 82 estudiantes, de septiembre de 2018 a mayo de 2019. El programa psicoeducativo se desarrolló con base en el constructo de autoeficacia y las actividades de enfermería de la intervención “Fortalecimiento de la autoestima”, propuesta por la Nursing Interventions Classification. Los resultados evaluados fueron: autoeficacia, medida por la Escala de Autoeficacia General y Percibida; autoestima, medida por la Escala de Autoestima de Rosenberg; síntomas de ansiedad y depresión, evaluados por la Escala Hospitalaria de Ansiedad y Depresión. Resultados: la intervención psicoeducativa tuvo un efecto positivo sobre la percepción de autoeficacia general de los estudiantes. La autoestima y los síntomas de ansiedad y depresión no se vieron afectados. Conclusión: los niveles de autoeficacia fueron impactados positivamente por el programa implementado.

Biografia do Autor

Patrícia Fernandes Garcia Severian, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Enfermeira pela Universidade de Fortaleza.

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).

Heloísa Eleotério de Melo, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Enfermeira pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).
Residente em Saúde da Família e Comunidade da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).

Letícia Palota Eid, Universidade Federal de Jataí

Enfermeira pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).

Doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.

Docente, em regime de dedicação exclusiva, da Universidade Federal de Jataí.

Lais Palotta Balderrama Gueroni, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Enfermeira pela Faculdades Integradas Padre Albino.

Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).

Marise Ramos de Souza, Universidade Federal de Jatai

Enfermeira pela Universidade Católica de Goiás.

Doutora pelo Programa de Pós - Graduação Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás.

Docente, em regime de dedicação exclusiva, da Universidade Federal de Jataí na área de Saúde Coletiva.

Daniele Alcalá Pompeo, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Enfermeira pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto FAMERP.

Doutora pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, USP.

Professora Doutora Adjunta da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, FAMERP.

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da FAMERP, nível mestrado acadêmico.

Publicado

12.05.2021

Como Citar

Severian, P. F. G., Melo, H. E. de, Eid, L. P., Gueroni, L. P. B., Souza, M. R. de, & Pompeo, D. A. (2021). Impacto de intervenção psicoeducacional na autoeficácia percebida de estudantes de enfermagem [Impact of psychoeducational intervention on nursing students’ perceived self-efficacy] [Impacto de intervención psicoeducacional en la autoeficacia percibida de estudiantes de enfermería]. Revista Enfermagem UERJ, 29(1), e53845. https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.53845

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa