Desenvolvimento do processo de enfermagem conforme necessidades psicobiológicas autorreferidas por estudantes [Development of the nursing process according to psychobiological needs self-referred by students] [Desarrollo del Proceso de Enfermería de acuerdo con las necesidades psicobiológicas autoinformadas por los estudiantes]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.51231

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Processo de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: identificar os diagnósticos de enfermagem prevalentes em estudantes de enfermagem, na perspectiva das necessidades psicobiológicas autorreferidas, descrever os resultados esperados e propor intervenções de enfermagem. Método: estudo quantitativo, exploratório e descritivo, realizado em 2018 com 156 estudantes do curso de graduação em enfermagem, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Utilizou-se um questionário autoaplicável e a análise foi a partir do software estatístico SPSS, por meio de estatística descritiva. Resultados: os diagnósticos de enfermagem mais prevalentes foram: fadiga (93,6%), insônia (67,5%), estilo de vida sedentário (54,5%) e constipação (53,8%). Foram elencados objetivos a serem alcançados a partir desses diagnósticos, e então determinadas possíveis intervenções. Conclusão: observou-se que, dos quatro diagnósticos mais prevalentes, dois apresentavam o estresse e a ansiedade como fatores contribuintes para o surgimento. Assim, faz-se necessário que as instituições de ensino superior adotem medidas de enfrentamento e promoção da saúde dos estudantes frente a esses aspectos.

ABSTRACT

Objective: to identify the nursing diagnoses prevalent in nursing students, from self-reported psychobiological needs, to describe the results expected, and propose nursing interventions. Method: this quantitative, exploratory, descriptive study of 156 undergraduate nursing students was conducted in 2018, after approval by the research ethics committee. A self-administered questionnaire was used and data analysis was based on the statistical software SPSS, by means of descriptive statistics. Results: the most prevalent nursing diagnoses were: fatigue (93.6%), insomnia (67.5%), sedentary lifestyle (54.5%) and constipation (53.8%). Objectives to be achieved from these diagnoses were listed, and then possible interventions were determined. Conclusion: of the four most prevalent diagnoses, two involved stress and anxiety as contributing factors. Higher education institutions should thus adopt measures to address these conditions and promote students’ health accordingly.

RESUMEN

Objetivo: identificar los diagnósticos de enfermería prevalentes en estudiantes de enfermería, a partir de las necesidades psicobiológicas autoinformadas, describir los resultados esperados y proponer intervenciones de enfermería. Método: este estudio cuantitativo, exploratorio y descriptivo de 156 estudiantes de pregrado en enfermería se realizó en 2018, luego de la aprobación del comité de ética en investigación. Se utilizó un cuestionario autoadministrado y el análisis de los datos se basó en el software estadístico SPSS, mediante estadística descriptiva. Resultados: los diagnósticos de enfermería más prevalentes fueron: fatiga (93,6%), insomnio (67,5%), sedentarismo (54,5%) y estreñimiento (53,8%). Se enumeraron los objetivos a alcanzar a partir de estos diagnósticos y luego se determinaron las posibles intervenciones. Conclusión: de los cuatro diagnósticos más prevalentes, dos involucraron estrés y ansiedad como factores contribuyentes. Por tanto, las instituciones de educación superior deberían adoptar medidas para abordar estas condiciones y promover la salud de los estudiantes en consecuencia.

Biografia do Autor

Diéssica Roggia Piexak, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Rio Grande, Brasil.

Munique Pimentel Gomes, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira Assistencial da Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande.

Cintia Camila Santos de Souza Costa, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Residente do Programa Multiprofissional de Saúde da Família da Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

Bárbara da Silva Gama, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira na Ebenézer Lar de Idosos.

Karoline do Pinho Martins, Universidade Federal do Rio Grande

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Edison Luiz Devos Barlem, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Enfermagem. Professor Associado do curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Publicado

26.11.2020

Como Citar

Piexak, D. R., Gomes, M. P., Costa, C. C. S. de S., Gama, B. da S., Martins, K. do P., & Barlem, E. L. D. (2020). Desenvolvimento do processo de enfermagem conforme necessidades psicobiológicas autorreferidas por estudantes [Development of the nursing process according to psychobiological needs self-referred by students] [Desarrollo del Proceso de Enfermería de acuerdo con las necesidades psicobiológicas autoinformadas por los estudiantes]. Revista Enfermagem UERJ, 28, e51231. https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.51231

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa