Dificuldades e Facilidades do processo educativo desenvolvido por enfermeiros às pessoas com estomias [What nurses find difficult and helpful when educating people with ostomies] [Dificultades y facilidades del proceso educativo desarrollado por enfermeras para personas con estomas]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.46131

Palavras-chave:

Enfermagem, Estomas Cirúrgicos. Reabilitação, Educação em Saúde.

Resumo

Objetivo: descrever e analisar as dificuldades e facilidades percebidas por enfermeiros para implementação do processo educativo dirigido às pessoas com estomia. Método: estudo qualitativo e exploratório, apoiada no materialismo histórico e no método dialético. A coleta ocorreu em um Centro de Reabilitação no Rio de Janeiro, com seis enfermeiros, por meio da triangulação de métodos (observação participante, entrevista e análise de registros de enfermagem), entre dezembro de 2014 e março de 2015. Resultados: os fatores dificultadores do processo educativo foram: estrutura física inadequada, escassez de recursos financeiro e humano. Além disso, apreendeu-se déficit na formação e qualificação dos enfermeiros. Os fatores facilitadores incluíram: fornecimento de equipamentos e adjuvantes para as pessoas com estomia e criação de grupos de apoio para esta clientela. Conclusão: concluiu-se que existem contradições e discrepâncias na execução do processo educativo relacionadas à organização laboral, à formação e aos aspectos legais.

ABSTRACT

Objective: to describe and analyze what nurses perceive to be difficult and simple to implement in the process of educating people with ostomies Method: this qualitative, exploratory study was supported by historical materialism and the dialectical method. Data were collected from six nurses at a Rehabilitation Center in Rio de Janeiro, using a triangulation of methods (participant observation, interview, and analysis of nursing records), between December 2014 and March 2015. Results: the factors that hampered the educational process were inappropriate physical structure, and scarcity of financial and human resources. There was also found to be a deficit in the nurses’ training and qualification. Enabling factors included: provision of equipment and adjuvants for people with ostomies, and creation of support groups for this clientele. Conclusion: it was concluded that execution of the educational process suffers from contradictions and discrepancies relating to work organization, training, and legal aspects.

RESUMEN

Objetivo: describir y analizar lo que las enfermeras perciben como difícil y simple de implementar en el proceso de educación de las personas con ostomías Método: este estudio cualitativo, exploratorio, se sustenta en el materialismo histórico y el método dialéctico. Se recolectaron datos de seis enfermeras en un Centro de Rehabilitación de Río de Janeiro, mediante una triangulación de métodos (observación participante, entrevista y análisis de registros de enfermería), entre diciembre de 2014 y marzo de 2015. Resultados: los factores que obstaculizaron el proceso educativo fueron estructura física inadecuada y escasez de recursos financieros y humanos. También se constató un déficit en la formación y calificación de las enfermeras. Los factores habilitantes incluyeron: provisión de equipo y adyuvantes para personas con ostomías y creación de grupos de apoyo para esta clientela. Conclusión: se concluyó que la ejecución del proceso educativo adolece de contradicciones y discrepancias relacionadas con la organización del trabajo, la formación y los aspectos legales.

Biografia do Autor

Vanessa Cristina Maurício, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia

Enfermeira. Doutora. Enfermeira. Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Rio de Janeiro, Brasil

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Carlos Eduardo Maurício, Fundação Casa do Estado de São Paulo

Sociólogo. Mestre. Agente educacional. Fundação Casa do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil

Carolina Cabral Pereira da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marcia de Souza Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de enfermagem do 4º período da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. PIBIC do CNPq

Anna Beatryz Marques Roque, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de enfermagem do 4º período da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista do CNPq pelo Telemonitoramento.

Publicado

17.11.2020

Como Citar

Maurício, V. C., Souza, N. V. D. de O., Maurício, C. E., Costa, C. C. P. da, Silva, M. de S., & Roque, A. B. M. (2020). Dificuldades e Facilidades do processo educativo desenvolvido por enfermeiros às pessoas com estomias [What nurses find difficult and helpful when educating people with ostomies] [Dificultades y facilidades del proceso educativo desarrollado por enfermeras para personas con estomas]. Revista Enfermagem UERJ, 28, e46131. https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.46131

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa