Simulador de baixo custo para punção venosa periférica: da confecção à avaliação [Low cost peripheral venipuncture simulator: from confection to evaluation] [Simulador de venopunción periférica de bajo costo: desde la confección hasta la evaluación]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.45584

Palavras-chave:

Simulação, Treinamento por Simulação, Educação em Enfermagem, Enfermagem, Ensino.

Resumo

Objetivo: apresentar e avaliar um simulador de baixo custo para punção venosa periférica, segundo a percepção docente. Método: estudo descritivo de abordagem qualitativa realizada com sete docentes universitários do sul do Brasil, em 2019. O trabalho compreendeu duas fases - desenvolvimento do simulador de baixo custo, e avaliação da percepção docente sobre seu uso. Foram construídos e disponibilizados seis simuladores de baixo custo para o uso no ensino por dois semestres letivos. Os dados foram coletados através de questionário online. O projeto teve aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: os docentes apontaram como potencialidades no uso do simulador a possibilidade do treinamento efetivo da habilidade de forma segura e com baixo custo. Dentre as fragilidades deste recurso os docentes destacaram a reduzida durabilidade e manutenção recorrente do simulador. Conclusão: a utilização do simulador de baixo custo foi positiva, pois os docentes perceberam melhora no aprendizado, na segurança e no desenvolvimento da técnica de punção venosa periférica pelos estudantes.

ABSTRACT

Objective: to present and evaluate a low cost simulator for peripheral venipuncture. Method: a descriptive study with a qualitative approach. The work comprised two phases - development of the low cost simulator and evaluation of the teacher perception about the use of the simulator. Six low-cost simulators were built and made available for use in the discipline for two academic semesters. The data were collected through the online questionnaire. This research was approved by the Ethics Committee. Results: the documents pointed out as potentialities in the use of the simulator in the possibility of effective training of the skill in a safe and low cost. Among the weaknesses of this resource or document highlighted and reduced and lost by the simulator. Conclusion: the perception of teachers, the use of the low-cost simulator was positive, as it improves learning, safety and the development of the peripheral venipuncture technique by students.

RESUMEN

Objetivo: presentar y evaluar un simulador de bajo costo para la punción venosa periférica. Método: estudio descriptivo com enfoque cualitativo. El trabajo constaba de dos fases: desarrollo del simulador de bajo costo y evaluación de la percepción del profesor sobre el uso del simulador. Seis simuladores de bajo costo fueron construidos y puestos a disposición para uso en la disciplina durante dos semestres académicos. Los datos fueron recolectados a través del cuestionario en línea. Esta investigación fue aprobada por el Comité de Ética. Resultados: los documentos señalaron como potencialidades del simulador la posibilidad de entrenamiento efectivo de la habilidad de manera segura y bajo costo. Entre las debilidades de este recurso documento resaltado y reducido y perdido por el simulador. Conclusión: la percepción de los docentes, el uso del simulador de bajo costo fue positivo, mejora el aprendizaje, seguridad y desarrollo de técnica de venopunción periférica por parte de los estudiantes.

Biografia do Autor

Saionara Nunes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora. Enfermeira do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago

Bruna Pedroso Canever, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2009). Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PEN/UFSC - 2011). Doutora em Enfermagem (PEN/UFSC - 2014). Pós Doutorado (PEN/UFSC -2016). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem UFSC. Desenvolve projetos articulados ao Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde(EDEN/UFSC). Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase Formação Docente, Estratégias de Ensino Aprendizagem, Educação Permanente em Saúde e Educação em Enfermagem e Saúde.

Naian Ingrid Rodrigues da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista de Iniciação científica da Universidade Federal de Santa Catarina

Stela da Rosa Fernandes, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

Jussara Gue Martini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora. Professora Adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

Mônica Motta Lino, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora. Professora Adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

Publicado

28.12.2019

Como Citar

Oliveira, S. N. de, Canever, B. P., Silveira, N. I. R. da, Fernandes, S. da R., Martini, J. G., & Lino, M. M. (2019). Simulador de baixo custo para punção venosa periférica: da confecção à avaliação [Low cost peripheral venipuncture simulator: from confection to evaluation] [Simulador de venopunción periférica de bajo costo: desde la confección hasta la evaluación]. Revista Enfermagem UERJ, 27, e45584. https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.45584

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa