Tecnologia educativa sobre cuidados domiciliares com o recém-nascido de baixo risco [Educational technology on home care for low-risk newborns] [Tecnología educativa sobre atención domiciliaria para recién nacidos de bajo riesgo]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.44488

Palavras-chave:

recém-nascido, família, alta do paciente, tecnologia educacional

Resumo

Objetivos: identificar dúvidas de puérperas e familiares sobre cuidados domiciliares com o recém-nascido de baixo risco e analisar a roda de conversa, mediada por simulador realístico de baixa fidelidade, como uma tecnologia educativa para o preparo de famílias no processo de alta da maternidade. Método: pesquisa qualitativa, incluindo dezenove familiares de recém-nascidos de baixo risco em um hospital municipal de Rio das Ostras, Rio de Janeiro, de maio a outubro de 2018, por entrevista semiestruturada. Dados submetidos à Análise Temática. Resultados: as dúvidas dos familiares versaram sobre cuidados com higiene, alimentação, ambiente, afeto, saúde, sono e doenças. A roda de conversa com simulador de baixa fidelidade foi considerada uma estratégia positiva para mediar o aprendizado. Conclusão: a tecnologia educativa revelou-se útil na instrumentalização de famílias no processo de alta da maternidade, visto que o cuidador fortalece suas potencialidades, retira dúvidas e troca informações e experiências no grupo.

Biografia do Autor

Andressa Silva Torres dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Universidade Federal Fluminense. 

Fernanda Garcia Bezerra Góes, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade Federal Fluminense.

Beatriz Cabral Ledo, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Universidade Federal Fluminense.

Liliane Faria da Silva, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade Federal Fluminense.

Mayara Pacheco da Conceição Bastos, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Universidade Federal Fluminense.

Maria da Anunciação Silva, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade Federal Fluminense.

Publicado

27.04.2020

Como Citar

Santos, A. S. T. dos, Góes, F. G. B., Ledo, B. C., Silva, L. F. da, Bastos, M. P. da C., & Silva, M. da A. (2020). Tecnologia educativa sobre cuidados domiciliares com o recém-nascido de baixo risco [Educational technology on home care for low-risk newborns] [Tecnología educativa sobre atención domiciliaria para recién nacidos de bajo riesgo]. Revista Enfermagem UERJ, 28, e44488. https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.44488

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa