Avaliação das práticas seguras em hospital público do nordeste brasileiro [Evaluation of safe practices in a public hospital in the northeast of Brazil] [Evaluación de prácticas seguras en un hospital público en el noreste de Brasil]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.44321

Palavras-chave:

segurança do paciente, gestão da segurança, assistência à saúde, gestão de riscos

Resumo

Objetivo: avaliar instituição hospitalar quanto à implantação das práticas seguras. Método: estudo descritivo e observacional, realizado em 2019, em hospital público do nordeste do Brasil. Utilizou-se o questionário Avaliação da Gestão de Riscos Assistenciais em Serviços de Saúde (AGRASS), com 40 itens, e roteiro para a observação não participante. Amostra foi constituída por um gestor de risco, três farmacêuticos, quatro enfermeiros, nove técnicos de enfermagem e dois de farmácia. Resultados: na avaliação do grau de implantação da gestão de riscos, foi obtido um total de 22 itens com respostas positivas, indicando a completa adesão desta prática em mais de 50%. Na observação de campo, encontraram-se fragilidades na maioria dos achados, destacando-se a higienização das mãos e prescrição, uso e administração de medicamentos. Conclusão: as potencialidades e fragilidades referentes às práticas observadas exigem ações educativas contínuas e melhoria da gestão de riscos para alcance pleno da cultura de segurança.

ABSTRACT

Objective: to evaluate a hospital institution regarding the implementation of safe practices. Method: descriptive and observational study, conducted in 2019, in a public hospital in northeastern Brazil. A 40-item Health Care Risk Management Assessment (AGRASS) questionnaire was used and a script for non-participant observation. Sample consisted of one risk manager, three pharmacists, four nurses, nine nursing technicians and two pharmacy technicians. Results: in the assessment of the degree of implementation of risk management, a total of 22 items with positive answers were obtained, indicating the complete adherence of this practice by more than 50%. In the field observation, weaknesses were found in most findings, especially hand hygiene and prescription, use and administration of medications. Conclusion: the potentialities and weaknesses regarding the observed practices require continuous educational actions and improvement of risk management to fully reach the safety culture.

RESUMEN

Objetivo: evaluar una institución hospitalaria con respecto a la implementación de prácticas seguras. Método: estudio descriptivo y observacional, realizado en 2019, en un hospital público del noreste de Brasil. Se utilizó un cuestionario de evaluación de gestión de riesgos de atención médica (AGRASS) de 40 ítems y un guión para la observación no participante. La muestra consistió en un gerente de riesgos, tres farmacéuticos, cuatro enfermeras, nueve técnicos de enfermería y dos técnicos de farmacia. Resultados: en la evaluación del grado de implementación de la gestión de riesgos, se obtuvieron un total de 22 ítems con respuestas positivas, lo que indica la adherencia completa de esta práctica en más del 50%. En la observación de campo, se encontraron debilidades en la mayoría de los hallazgos, especialmente la higiene de manos y la prescripción, el uso y la administración de medicamentos. Conclusión: las potencialidades y debilidades con respecto a las prácticas observadas requieren acciones educativas continuas y la mejora de la gestión de riesgos para alcanzar plenamente la cultura de seguridad.

Biografia do Autor

Ana Cláudia de Brito Passos, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará (2008). Atualmente cursa doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas pela UFC. É farmacêutica da Universidade Federal do Ceará, desenvolvendo suas atividades no Centro de Informação sobre Medicamentos da UFC. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: informação, medicamentos, gestão da qualidade e farmácia hospitalar e também na área de segurança do paciente. Tem experiência em tutoria de Curso de Educação a Distância e atua também como facilitadora em capacitações para Agentes Comunitários de Saúde na área de medicamentos. Atualmente é gerente do Escritório de Planejamento e Qualidade do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda (HMJEH). Faz parte do Grupo de Monitoramento da Rede Cegonha. É membro do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos da UFC. Orienta estudantes na área de segurança e qualidade no cuidado em saúde.É membro do Núcleo de Segurança do Paciente do HMJEH.

Isabel Bento de Castro, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2012) e também em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2019).

Mirian Parente Monteiro, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (1987) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção farmacêutica, uso racional de medicamentos, medicamentos, assistência farmacêutica e centro de informação sobre medicamentos. Coordenadora do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos, Programa de Extensão da Universidade Federal do Ceará, no qual coordena o Centro de Informações sobre Medicamentos da UFC e colabora com o Centro de Farmacovigilância do Ceará (CEFACE), dois dos cinco projetos inseridos no referido Programa. Professor colaborador do Doutorado em Associação do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos. Chefe do Departamento de Farmácia, da Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem, no período de 29 de janeiro de 2016 a 29 de janeiro de 2018. Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC, com período de mandato de 13 de março de 2018 a 31 de julho de 2019.

Marta Maria de França Fonteles, Universidade Federal do Ceará

Marta Maria de Franca Fonteles possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado e doutorado em Farmacologia pela UFC, e pós-doutorado em Farmácia Clínica pela University of Auckland, New Zealand. É professora titular da UFC, consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (2014 - atual) e membro titular da Academia Cearense de Ciências (ACECI). Além de ser pesquisadora do CNPq (bolsista PQ 1D), também exerce a função de coordenadora didático-pedagógica geral da Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde da UFC, no complexo hospitalar (Hospital Universitário Walter Cantídio/Maternidade Escola Assis Chateaubriand). Atualmente é a coordenadora local do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPGDITM/UFC, doutorado em associação). Tem experiência na área de Neurofarmacologia, estudando fármacos e plantas medicinais que atuam no SNC, através de estudos comportamentais, neuroquimicos, de neuroproteção, e modelos de convulsão. Também investiga mecanismo de ação das reações adversas causadas por medicamentos, no campo da vigilância pós-comercialização de medicamentos /estudos de segurança - Fase IV. Desenvolve projetos na área de Assistência Farmacêutica, particularmente envolvendo temáticas relacionadas à Farmácia Clinica/Atenção Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Farmacovigilância, bem como métodos de ensino para a prática de funções assistenciais e clínicas na área da Farmácia. Faz parte do Instituto Nacional de C&T em Inovação Farmacêutica (INCT_if). Pertence à Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF), Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF), Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) e à Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE). É líder do Grupo de Pesquisa em Atenção Farmacêutica (GRUPATF) junto ao CNPq, coordenadora do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEATENF), do Laboratório de Habilidades Clínicas e de Comunicação do curso de Farmácia (Lab. HabClinCom), e do Laboratório de Pesquisa em Farmácia Clínica e Translacional (Lab. FarmaClin T), pertencentes à UFC. Participa, também, dos grupos de pesquisa Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM) e Melhores Medicamentos para Crianças (MeMeCri).

Djanilson Barbosa dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (1999), mestrado em Ciências Farmacêuticas - Farmácia Clínica pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Saúde Pública - Epidemiologia pela Universidade Federal da Bahia (2008). Atualmente é professor adjunto nível 01 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacoepidemiologia, pharmacoepidemiology, epidemiologia, saúde coletiva e estudos de utilização de medicamentos.

Publicado

28.12.2019

Como Citar

Passos, A. C. de B., Castro, I. B. de, Monteiro, M. P., Fonteles, M. M. de F., & Santos, D. B. dos. (2019). Avaliação das práticas seguras em hospital público do nordeste brasileiro [Evaluation of safe practices in a public hospital in the northeast of Brazil] [Evaluación de prácticas seguras en un hospital público en el noreste de Brasil]. Revista Enfermagem UERJ, 27, e44321. https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.44321

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa