Acolhimento e cuidado à pessoa em uso problemático de drogas [Embracing and caring for problematic drug users] [Acogimiento y cuidado a la persona en uso problemático de drogas]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.42493

Palavras-chave:

integralidade em saúde, serviços de saúde mental, usuários de drogas, transtornos relacionados ao uso de substâncias

Resumo

Objetivo: analisar práticas de acolhimento na atenção à pessoa em uso problemático de drogas sob o enfoque da integralidade. Método: estudo qualitativo, tendo integralidade como categoria analítica, realizado com 14 usuários e nove profissionais de um Centro de Atenção Psicossocial em 2015, Pernambuco/Brasil. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. O material empírico foi produzido por meio de quatro oficinas de reflexão e analisado pela técnica de análise de discurso. Resultados: os discursos de usuários do serviço e de profissionais convergem para práticas de cuidado acolhedoras, capazes de construir relações de confiança e vínculos consistentes, facilitando processos terapêuticos caracterizados pelos dois grupos como resolutivos. Conclusão: O cuidado prestado a pessoas em uso problemático de drogas caminha ao encontro da integralidade, com práticas de acolhimento qualificadas como dialógicas, afetivas e potencial para resolutividade em um contexto favorável à autonomia e ao fortalecimento da cidadania.

ABSTRACT

Objective: with a comprehensive care focus, to examine practices in care for problematic drug users. Method: this qualitative study of 14 users and nine health professionals at a Psychosocial Care Center in Pernambuco, Brazil, in 2015, was approved by the research ethics committee. The empirical material was produced at four reflection workshops, and analyzed by discourse analysis. Results: the service users’ and health personnel’s discourses converged towards welcoming care practices able to build relationships of trust and lasting bonds, thus facilitating therapeutic processes that both groups characterized as producing solutions. Conclusion: the care provided to problematical drug users is progressing towards comprehensiveness, by way of user embracement practices that users and professionals describe as dialog-based, affective and potentially leading to solutions in a context favorable to autonomy and stronger citizenship.

RESUMEN

Objetivo: analizar prácticas de acogida en la atención a la persona en uso problemático de drogas bajo el enfoque de la integralidad. Metodología: estudio cualitativo, siendo que la categoría analítica es la integralidad, realizado junto a 14 usuarios y nueve profesionales de un Centro de Atención Psicosocial en 2015, Pernambuco/Brasil. La investigación fue aprobada por el Comité de Ética de Investigación. El material empírico fue producido por medio de cuatro talleres de reflexión y analizado mediante la técnica de análisis de discurso. Resultados: los discursos de los usuarios del servicio y de profesionales convergen hacia prácticas de cuidado acogedoras, capaces de construir relaciones de confianza y vínculos consistentes, lo que facilita procesos terapéuticos caracterizados por los dos grupos como siendo resolutivos. Conclusión: El cuidado ofrecido a personas con uso problemático de drogas va hacia la integridad, con prácticas de acogida calificadas como siendo dialógicas, afectivas y con potencial para resolución en un contexto favorable a la autonomía y al fortalecimiento de la ciudadanía.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Alves Aguiar Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia/UFBA. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Espirito Santo/UFES. Especialista em Saúde Pública pela Faculdade São Camilo-SP. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Professora Adjunta do curso de bacharelado em Enfermagem-UNIVASF e do Programa de Residencia Multiprofissional em Saúde Mental (vice coordenadora). Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva (NESCO). Área e componentes de atuação: Saúde Mental e Coletiva, Integralidade, Cuidado, Atenção Psicossocial, Rede de Atenção Psicossocial com enfoque em álcool e outras drogas.

Edméia de Almeida Cardoso Coelho, Universidade Federal da Bahia

Tem graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1981), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal da Bahia é pesquisadora do GEM- Grupo de Estudos sobre a Saúde da Mulher da Escola de Enfermagem da UFBA e do Grupo de Pesquisa Saúde da Mulher, Gênero e Integralidade do Cuidado. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Saúde da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos reprodutivos; saúde sexual e reprodutiva; integralidade do cuidado; gênero e saúde da mulher; gênero e enfermagem; políticas públicas de atenção à saúde das mulheres.

Jeane Freitas de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1984), especialização em Enfermagem Comunitária pela Universidade Federal da Bahia (1985), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Saúde Pública no Instituto de Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2008). Docente na Escola de Enfermagem da UFBA, líder do Grupo de Pesquisa em Sexualidades, Vulnerabilidades, Drogas e Gênero, vinculada ao Centro de Estudos e Pesquisa em saúde da Mulher - GEM/UFBA. Atua na graduação e pós-graduação em componentes curriculares vinculados á saúde da mulher. Desenvolve pesquisas com a temática das drogas com foco na população feminina e em outros grupos vulnerabilizados, a exemplo de pessoas em situação de rua.

Ana Karla da Silva Freire, Universidade de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrado em andamento em Ciências da Saúde (UPE). Especialista em Saúde Mental pela UNIVASF e em Enfermagem do Trabalho pela UNINTER. Possui GRADUAÇÃO em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Atualmente é Enfermeira da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE.

Andiara Rodrigues Barros, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia e Mestra em Enfermagem na Linha de Estudo Mulher, Gênero e Saúde. Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia em Agosto de 2009. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Social da Bahia e em Gestão da Clínica na Região Nordeste pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Possui experiência hospitalar de 5 anos em Unidade de Internação Cirúrgica e Clínica médica, tendo atuado em hospitais de médio e grande porte na cidade de Salvador. Atuou como Professora Substituta na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia entre os semestres 2013.2 a 2015.1 nos componentes curriculares Fundamentos de Enfermagem para o Cuidado Individual e Vigilância em Saúde. Atualmente é professora do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Maurício de Nassau (Unidade Pituba), professora da Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho e Pós-Graduação em Emergência da Estácio/FIB- Centro Universitário Estácio da Bahia e enfermeira assistencial do Hospital Universitário Professor Edgard Santos

Rosália Teixeira Luz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1990), especialista em enfermagem em atenção à saúde da mulher com área de concentração em enfermagem obstétrica e perinatológica, realizou mestrado em enfermagem na Uesb em Convênio com a UNIRIO (1998) e doutorado na Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de enfermagem em atenção à saúde da criança e do adolescente e enfermagem em atenção à saúde da mulher. Vem desenvolvendo orientação de pesquisa principalmente nos seguintes temas: gravidez, adolescência, aleitamento materno, sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis.

Publicado

01.10.2019

Como Citar

Carvalho, M. de F. A. A., Coelho, E. de A. C., Oliveira, J. F. de, Freire, A. K. da S., Barros, A. R., & Luz, R. T. (2019). Acolhimento e cuidado à pessoa em uso problemático de drogas [Embracing and caring for problematic drug users] [Acogimiento y cuidado a la persona en uso problemático de drogas]. Revista Enfermagem UERJ, 27, e42493. https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.42493

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa