Direitos autorais 2020 Daniela Sousa Oliveira, Hellen Pollyanna Mantelo Cecilio, Denize Cristina de Oliveira

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.
Daniela Sousa Oliveira
Universidade do Estado da Bahia
Brasil
Enfermeira, doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015-2019), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2011-2013), especialista em Saúde Pública com ênfase em Programa de Saúde da Família pela Faculdade Montenegro (2010-2013), especialista em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdades Integradas Ibipitanga, UNIBAHIA (2006-2010), bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2003-2007). Atuou na assistência de enfermagem, coordenação da Atenção Primária à Saúde e Vigilância Epidemiológica em Mucugê, Bahia (2009-2011) e como enfermeira assistencial na Atenção Primária à Saúde em Ibicoara ? Bahia (2007-2009). Foi professora substituta das disciplinas Administração e Planejamento em serviços de saúde e Estágio Supervisionado I no curso de Enfermagem do Instituto Multidisciplinar em Saúde da UFBA e professora das disciplinas Saúde Coletiva e Informática em Saúde no curso de Enfermagem da Faculdade Independente do Nordeste. Participou do grupo de pesquisa em atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (CRESCER) da UFBA e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia (NIEPE) do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do departamento Materno-Infantil e Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente é professora auxiliar nível B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde faz parte do Componente Curricular Estágio Curricular Supervisionado I. Líder do Grupo de pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva - GPISC da UNEB e membro do grupo de pesquisa Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem e Saúde de Grupos Populacionais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência em Saúde Coletiva e Epidemiologia, com ênfase em comportamentos relacionados com a saúde e perspectiva temporal para prevenção e controle de doenças e agravos, bem como práticas de cuidado e autocuidado.
Hellen Pollyanna Mantelo Cecilio
Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Enfermeira pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2010). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) (2012). Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2013). Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (2014). Doutora em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com estágio (Doutorado Sanduiche CAPES) em Aix-Marseille Université (AMU), Aix-en-Provence, França. Estudos relacionados a Saúde Coletiva, Saúde Pública, Atenção Primária a Saúde, HIV/aids, Qualidade de Vida, Perspectiva Temporal e Representações Sociais.
Denize Cristina de Oliveira
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Brasil
Enfermeira, Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutora em Psicologia Social pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), Paris/França. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Programa Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ; Professora Titular da Área de Pesquisa na Faculdade de Enfermagem/UERJ; Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (2016-2019). Editora Associada da Revista Enfermagem (UERJ) E e da Revista Psicologia e Saber Social (PPGPS/UERJ). Coordenadora do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem do CNPq entre 2010 e 2013 e Membro do Comite entre 2007 e 2013; Pesquisadora 1A do CNPq e Pró-Cientista UERJ. Assessora da Capes, CNPq, FAPERJ, FINEP e outras Fundações de Amparo à Pesquisa e de Ciência e Tecnologia, nacionais e internacionais. Participa como parecerista ad-hoc e/ou membro de conselho editorial de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais nas áreas de Enfermagem, Saúde Pública e Psicologia, tais como Revista Latinoamericana de Enfermagem; Revista da Escola de Enfermagem USP; Texto & Contexto - Enfermagem; Revista Gaúcha de Enfermagem; Interface-Comunicação, Saúde e Educação; Psicologia - Teoria e Prática; Estudos e Pesquisas em Psicologia; Psicologia e Sociedade; Revista de Saúde Pública; dentre outras. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria de Representações Sociais nos campos da Saúde Pública e da Enfermagem, nas temáticas representações sociais e saúde; imagens sociais e práticas profissionais em saúde; incorporação simbólica dos sistemas de saúde; adolescência e promoção da saúde; trabalho da criança e do adolescente e práticas profissionais voltadas ao HIV/AIDS e seus símbolos. Coordena o Grupo de Pesquisa ?Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem de Saúde de Grupos Populacionais? ? CNPQ, através do qual desenvolve projetos de intercâmbio internacional com os seguintes centros e pesquisadores: Laboratório de Psicologia Social da Universidade de Provence/FR ? Prof. Themis Apostolidis; École des Hautes Etudes en Sciences Sociales/FR, Profa. Denise Jodelet; Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/PT, Prof. Pedro Parreira, dentre outros.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.