Presença implicada e em reserva do enfermeiro na educação em saúde à pessoa com hipertensão

Autores

  • Gilvan Ferreira Felipe
  • Lia Carneiro Silveira
  • Thereza Maria Magalhães Moreira
  • Maria Célia de Freitas

Palavras-chave:

Educação em saúde, cuidados de enfermagem, atitude do pessoal de saúde, hipertensão arterial

Resumo

Foi objetivo deste estudo analisar a contribuição dos conceitos de presença implicada e presença em reserva para o processo de educação em saúde realizado pelo enfermeiro à pessoa com hipertensão arterial. A necessidade de cuidado acompanha o indivíduo durante todo seu ciclo vital. Percebem-se situações que tornam explícita esta necessidade como é o caso da pessoa com hipertensão arterial que requer atenção permanente da equipe de saúde. Uma das formas de se fornecer esta atenção é por meio da prática de educação em saúde. O processo de educação em saúde pode atuar como colaborador da terapêutica dessas pessoas, quando realizado com equilíbrio dinâmico entre a presença implicada e a presença em reserva por parte do profissional.

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Publicado

28.09.2012

Como Citar

Felipe, G. F., Silveira, L. C., Moreira, T. M. M., & de Freitas, M. C. (2012). Presença implicada e em reserva do enfermeiro na educação em saúde à pessoa com hipertensão. Revista Enfermagem UERJ, 20(1), 45–49. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/3974

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa