Dinâmicas de criatividade e sensibilidade na abordagem de álcool e fumo com adolescentes

Autores

  • Gertrudes Teixeira Lopes
  • Priscila Cortez Belchior
  • Ingryd Cunha Ventura Felipe
  • Margarida Maria Bernardes
  • Edna Gurgel Casanova
  • Ana Paula Lopes Pinheiro

Palavras-chave:

Enfermagem, bebidas alcoólicas, tabaco, estudantes

Resumo

O objetivo do estudo é descrever as expectativas dos estudantes do ensino fundamental sobre sua participação em um projeto de pesquisa; identificar tipos de drogas e efeitos do álcool e fumo no organismo. Estudo qualitativo, cujo público alvo foi 109 estudantes do 6o ano, do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), após autorização dos responsáveis. Os dados originaram-se de dinâmicas de criatividade e sensibilidade em 2009. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UERJ. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes manifestou sentimentos positivos quanto à participação nas dinâmicas; identificaram drogas perturbadoras, estimulantes e depressoras do sistema nervoso central e reconheceram alguns efeitos do uso de álcool e cigarro no organismo. Conclui-se que os estudantes foram receptivos às discussões sobre a temática e que, apesar da idade, têm informações sobre os tipos e efeitos das substâncias.

Downloads

Publicado

28.09.2012

Como Citar

Lopes, G. T., Belchior, P. C., Felipe, I. C. V., Bernardes, M. M., Casanova, E. G., & Pinheiro, A. P. L. (2012). Dinâmicas de criatividade e sensibilidade na abordagem de álcool e fumo com adolescentes. Revista Enfermagem UERJ, 20(1), 33–38. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/3972

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa