Estresse e resposta imunológica em mulheres mastectomizadas durante o tratamento com tamoxifeno
Resumo
Este estudo teve como objetivo examinar a relação entre Imunoglobulina A salivar e o nível de estresse em mulheres mastectomizadas submetidas a tratamento com Tamoxifeno. Os dados foram obtidos através de entrevista realizada com 55 mulheres, com diagnóstico de câncer de mama que iniciaram o tratamento com tamoxifeno no Hospital Santa Rita de Cássia, no município de Vitória/ES, no período de maio de 2007 a fevereiro de 2008. Para análise estatística de mediana, desvio padrão e teste não paramétrico de Wilcoxon foi utilizado o Social Package Statistical Science. Os resultados demonstraram que, nas mulheres em uso do Tamoxifeno, há mais de três, meses, e com nível intermediário para estresse, ocorreu redução da secreção de Imunoglobulina A salivar. Conclui-se que o tamoxifeno pode influenciar na redução da resposta imunológica quando na presença de estresse em mulheres com câncer de mama.
Palavras-chave
Tamoxifeno; estresse; imunoglobulina A salivar; neoplasias da mama
Texto completo:
PDFDireitos autorais 2012 Paula Cristina de Andrade Pires Olympio, Maria Helena Costa Amorim, Eliane de Fátima Almeida Lima

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.