O enfermeiro e a questão da adesão do paciente ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica [Nurses and patient adherence to treatment for systemic arterial hypertension] [El enfermero y la cuestión de la adhesión del paciente al tratamiento de la hipertensión arterial sistémica]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.37193Palavras-chave:
hipertensão, estratégia saúde da família, enfermagem, atenção primária à saúdeResumo
Objetivo: identificar os recursos utilizados pelo enfermeiro da estratégia saúde da família (ESF) para estimular a adesão do paciente ao tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica. Método: abordagem qualitativa. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. A coleta de dados ocorreu no período de abril a agosto de 2017, por meio de entrevista semiestruturada com 10 enfermeiros atuantes em unidades de ESF localizadas no Estado do Rio de Janeiro. Os depoimentos dos sujeitos foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Resultados: os enfermeiros realizam consultas de enfermagem garantindo a adesão dos participantes em atividades educativas de grupo, como palestras e orientações de enfermagem. Conclusão: o sistema utilizado na adesão ao tratamento é similar entre as unidades de ESF mantendo um padrão preconizado pela literatura.
ABSTRACT
Objective: to identify the resources used by Family Health Strategy (FHS) nurses to encourage patient adherence to treatment for Systemic Arterial Hypertension. Method: qualitative approach. The project was approved by the research ethics committee. Data were collected between April and August 2017, through semi-structured interviews of 10 nurses working in FHS units in Rio de Janeiro state. The transcriptions underwent Bardin content analysis. Results: the nurses held nursing appointments thus fostering participants’ adherence in group educational activities, such as talks and nursing guidance sessions. Conclusion: the treatment adherence system used is similar among FHS units, maintaining a pattern recommended by the literature.
RESUMEN
Objetivo: identificar los recursos utilizados por el enfermero de la estrategia de salud familiar (ESF) para estimular la adhesión del paciente al tratamiento de la hipertensión. Método: enfoque cualitativo. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación. La recolección de datos ocurrió en el período entre abril y agosto de 2017, por medio de entrevista semiestructurada junto a 10 enfermeros que trabajan en unidades de ESF ubicadas en el estado de Río de Janeiro. Las declaraciones fueron sometidas al análisis de contenido de Bardin. Resultados: los enfermeros realizan consultas de enfermería garantizando la adhesión de los participantes en actividades educativas de grupo, como charlas y orientaciones de enfermería. Conclusión: el sistema utilizado en la adhesión al tratamiento es similar entre las unidades de ESF manteniendo un patrón preconizado por la literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).