Vivências de famílias de crianças em intraoperatório: a arte como possibilidade de cuidado [Experiences of families of children in intraoperative period: art as a care option] [Vivencias de familias de niños en intraoperatorio: el arte como posibilidad de cuidado]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.36678

Palavras-chave:

Terapia pela arte, Família, Enfermagem de centro cirúrgico, Enfermagem pediátrica

Resumo

Objetivo: compreender as vivências de famílias de crianças em período intraoperatório, participantes de oficina de biscuit. Método: pesquisa qualitativa, modalidade fenomenológica, realizada em um hospital público, de ensino, localizado no estado de São Paulo, com 13 famílias de crianças em período intraoperatório, após aprovação do comitê de ética, parecer número 2253964. Resultados: as famílias revelaram que o período intraoperatório é o mais crítico, repleto de expectativas sobre o sucesso e/ou insucesso da cirurgia. No entanto, ao participarem da oficina de biscuit, as famílias perceberam novos sentimentos, como calma, tranquilidade, relaxamento, distração e troca de experiências entre as famílias. O uso da arte foi considerado um modo de cuidado à família e seu reconhecimento mobilizou sentimento de gratidão nessas famílias. Conclusão: a oficina de biscuit possibilitou a manifestação de sentimentos positivos, além do reconhecimento desta intervenção como sendo um modo de cuidado à família.

ABSTRACT

Objective: to understand the experiences of the families of children in the intraoperative period, who were participating in a cold porcelain workshop. Methodology: this phenomenological, qualitative study was conducted at a public teaching hospital in São Paulo state with 13 families of children in the intraoperative period, after research ethics committee approval (Opinion No. 2253964). Results: the families revealed that the intraoperative period is the most critical, and full of expectations about the success and/or failure of surgery. However, by participating in the cold porcelain workshop, the families perceived new feelings of calm, tranquility, relaxation, distraction and sharing of experiences among families. Using art was considered a way of caring for the family, and recognition of that brought out a feeling of gratitude in these families. Conclusion: the cold porcelain workshop allowed people to express good feelings, as well as the acknowledgement that this was a way of caring for the family.

RESUMEN

Objetivo: comprender las vivencias de familias de niños en periodo intraoperatorio, participantes de taller de biscuit. Metodología: investigación cualitativa, modalidad fenomenológica, realizada en un hospital público, de enseñanza, localizado en el estado de São Paulo, con 13 familias de niños en periodo intraoperatorio, después de aprobación del comité de ética, dictamen número 2253964. Resultados: las familias revelaron que el periodo intraoperatorio es el más crítico, repleto de expectativas sobre el éxito y/o fracaso de la cirugía. Sin embargo, al participar del taller de biscuit, las familias percibieron nuevos sentimientos, como calma, tranquilidad, relajación, distracción e intercambio de experiencias entre las familias. El uso del arte fue considerado un modo de cuidado a la familia y su reconocimiento ocasionó un sentimiento de gratitud en esas familias. Conclusión: el taller de biscuit posibilitó la manifestación de sentimientos positivos, además del reconocimiento de esta intervención como siendo un modo de cuidado a la familia.

Biografia do Autor

Edgar Amatuzzi, Universidade Estadual de Campinas

Graduando em Enfermagem. Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas do Estado de São Paulo - UNICAMP - Brasil. Membro do Grupo de Estudo sobre Criança, Adolescente e Família - GECAF - UNICAMP.

Marcela Astolphi Souza, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas do Estado de São Paulo - UNICAMP - Brasil. Membro do Grupo de Estudos do Brinquedo - GEBrinq - UNIFESP e Grupo de Estudo sobre Criança, Adolescente e Família - GECAF - UNICAMP.

Luciana de Lione Melo, Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira. Professora Doutora do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas do Estado de São Paulo - UNICAMP - Brasil. Pesquisadora do Grupo de Estudos do Brinquedo - GEBrinq - UNIFESP e Líder do Grupo de Estudo sobre Criança, Adolescente e Família - GECAF - UNICAMP.

Publicado

21.05.2019

Como Citar

Amatuzzi, E., Souza, M. A., & Melo, L. de L. (2019). Vivências de famílias de crianças em intraoperatório: a arte como possibilidade de cuidado [Experiences of families of children in intraoperative period: art as a care option] [Vivencias de familias de niños en intraoperatorio: el arte como posibilidad de cuidado]. Revista Enfermagem UERJ, 27, e36678. https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.36678

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa