Plantão de escuta: uma aplicação da Teoria Humanística no processo clínico de enfermagem [On-call listening: an application of Humanistic Theory in the clinical nursing process] [Turno de escucha: una aplicación de la Teoría Humanista en el proceso clínico de enfermería]

Autores

  • Alexandre Vicente da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-4535-0891
  • Iraci dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Célia Caldeira Fonseca Kestenberg Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Célia Pereira Caldas Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lina Marcia Miguéis Berardinelli Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lenilse Pereira de Souza Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.33586

Palavras-chave:

enfermagem, teoria, empatia

Resumo

Objetivo: refletir sobre a aplicabilidade do plantão de escuta fundamentado na Teoria Humanística no processo clínico de enfermagem. Método: reflexão teórica, realizada em 2016, sobre os metaparadigmas e pressupostos de Paterson e Zderad utilizados no atendimento de enfermagem em saúde mental aos residentes de enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rio de Janeiro, Brasil, visando acolher, escutar e contribuir para experiências e vivências dessa teoria no plantão de escuta. Resultados: destacou-se a segunda fase do processo clínico - a enfermeira conhece intuitivamente o outro, considerada fase avaliativa e de intervenção, devido à relação dialógica e a compreensão empática presentes. Conclusão:a utilização da empatia, como veículo da compreensão e elaboração, ajuda o cliente atendido. Traz em si um potencial terapêutico proporcionando consolo, conforto, ampliação da compreensão de si, alivia a solidão, a ansiedade e eleva a autoestima. Sobretudo, ajuda a elaborar e encontrar um sentido na experiência vivida.

ABSTRACT

Objective: to think about the applicability of a listening service based on humanistic theory in the clinical nursing process. Method: this theoretical reflection on the metaparadigms and assumptions of Paterson and Zderad used in mental health nursing care for nursing residents at the Pedro Ernesto University Hospital, in Rio de Janeiro, Brazil, with a view to welcoming, listening to and contributing to experiences of this theory in the listening service. Results: the second phase of the clinical process – in which the nurse intuitively knows the other – was most notable. This is a phase of evaluation and intervention, because of the dialogic relationship and empathic understanding involved. Conclusion: using empathy as a vehicle for understanding and elaboration helps clients of care. It embodies therapeutic potential, providing comfort, broadening self-understanding, alleviating loneliness and anxiety, and boosting self-esteem. Above all, it helps to elaborate and find meaning in lived experience.

RESUMEN

Objetivo: reflexionar sobre la aplicabilidad del turno de escucha fundamentado en la Teoría de enfermería humanística en el proceso clínico de enfermería. Método: reflexión teórica, realizada en 2016, sobre los metaparadigmas y presupuestos de Paterson y Zderad utilizados en la atención de enfermería en salud mental a los residentes de enfermería del Hospital Universitario Pedro Ernesto, Río de Janeiro, Brasil, con el objetivo de acoger, escuchar y contribuir a experiencias y vivencias de esa teoría en el turno de escucha. Resultados: se destacó la segunda fase del proceso clínico - la enfermera conoce intuitivamente al otro-, considerada fase evaluativa y de intervención, debido a la relación dialógica y la comprensión empática presentes. Conclusión: la utilización de la empatía, como vehículo de la comprensión y de la elaboración, ayuda al cliente atendido. Trae en sí un potencial terapéutico proporcionando consuelo, comodidad, ampliación de la comprensión de sí, alivio a la soledad, la ansiedad y elevación de la autoestima. Sobre todo, ayuda a elaborar y encontrar un sentido en la experiencia vivida.

Biografia do Autor

Alexandre Vicente da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

IEnfermeiro. Professor.Doutorando do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Iraci dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 IIProfessora Titular do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Célia Caldeira Fonseca Kestenberg, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

IIIEnfermeira. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Célia Pereira Caldas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

IVEnfermeira. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Lina Marcia Miguéis Berardinelli, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

VEnfermeira. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Lenilse Pereira de Souza Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

VI Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Publicado

05.10.2018

Como Citar

Silva, A. V. da, Santos, I. dos, Kestenberg, C. C. F., Caldas, C. P., Berardinelli, L. M. M., & Silva, L. P. de S. (2018). Plantão de escuta: uma aplicação da Teoria Humanística no processo clínico de enfermagem [On-call listening: an application of Humanistic Theory in the clinical nursing process] [Turno de escucha: una aplicación de la Teoría Humanista en el proceso clínico de enfermería]. Revista Enfermagem UERJ, 26, e33586. https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.33586

Edição

Seção

Atualidades